Postagens

Mostrando postagens de outubro 16, 2011

Um mês antes do Natal, chega o Livro dos Milagres

Imagem
Juro que não foi de propósito: era pra ter saído em outubro, na verdade. Mas o fato é que O Livro dos Milagres , meu primeiro livro de história-ciência-ensaio-reportagem será lançado em 23 de novembro, pouco mais de um mês antes do Natal. Como ele inclui um capítulo sobre partenogênese em mamíferos e nascimento virgem, há algo de especialmente adequado nisso. Os eventos de lançamento já marcados são: 23/11 - 19 horas LIVRARIA CULTURA - SHOPPING MARKET PLACE Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 04583-903 - Vila Cordeiro - São Paulo - SP 28/11 - 19 horas LIVRARIA CULTURA - SHOPPING CENTER IGUATEMI CAMPINAS Av. Iguatemi, 777 - Lojas 04 e 05 - Piso 1 13092-902 - Vila Brandina - Campinas - SP Há ainda a intenção de fazer algo no Rio de Janeiro, cidade-sede da editora Vieira & Lent e onde tenho um bom grupo de amigos e colegas de lides literárias, mas essa data não está definida, ainda. Abaixo, capa, a folha de rosto e uma visão do conjunto capa-quarta capa:

A física da água congelada, em detalhes

Imagem
Como uma gota de água se congela? O belo vídeo abaixo, da  Gallery of Fluid Motion 2012, mostra o processo. Ele acompanha um artigo científico que está publicado no Arxiv , para os interessados nos detalhes técnicos. Você não precisa ter uma paixão esotérica por mecânica dos fluidos para apreciar a beleza do fenômeno, no entanto. É só olhar. Mas entender um pouquinho de inglês ajuda!  

Levitação quântica

Imagem

Dióxido de carbono é um poluente?

Imagem
Uma coisa que sempre me impressionou é a tendência que as pessoas -- a maioria? -- têm de se perder em discussões de terminologia. Nada contra definir os termos do debate com clareza (sem essa definição, toda conversa tende a se tornar circular), mas discutir terminologia é uma outra coisa: é não discutir o conteúdo da definição , e sim  seu nome . Ou seja, não é a questão de se, quando falamos "carro", estamos ambos nos referindo a um veículo terrestre sobre rodas dotado de um motor de combustão interna, mas sim se "carro" é um nome adequado para um veículo terrestre sobre rodas dotado de um motor, etc., etc. A primeira questão pode ser relevante numa série de contextos (e se eu estiver me referindo, na verdade, a um carro elétrico, ou a um vagão de trem?), mas a segunda é apenas uma questão de convenção. Poderíamos concordar em chamar o veículo de que estamos falando de "gurundu", e isso não faria a menor diferença para a conversa. Shakespeare ta