Plutão tem mais uma lua!



A Nasa anunciou agora há pouco que o Telescópio Espacial Hubble encontrou mais uma lua em torno do (ex-)planeta Plutão. O novo astro, provisoriamente chamado P4, é o quarto satélite de Plutão. O planeta-anão tem como principal lua Caronte, além de outros dois satélites previamente descobertos, Nix e Hidra.

A lua P4 é bem pequena: tem diâmetro máximo estimado em 34 km, contra 1.043 km de Caronte, e cerca de 100 km para Nix e Hidra. O próprio Plutão tem um diâmetro de pouco mais de 2.000 km -- de fato, Caronte não gira em torno de Plutão: na verdade, as duas rochas geladas orbitam um centro de gravidade comum.

O Hubble avistou P4 a uma distância de 5 bilhões de quilômetros da Terra. O telescópio já havia descoberto Nix e Hidra em 2005, e obtido a primeira imagem definida de Caronte em 1990.

Em 2015, a sonda New Horizons, da Nasa, deve passar por Plutão: ela será o primeiro objeto criado pelo homem a visitar o planeta-anão.

De acordo com a Nasa, é possível que todo o sistema formado por Plutão e seus satélites seja o resultado de uma colisão entre o planeta-anão e outro corpo celeste.

Os nomes das luas de Plutão derivam de figuras um tanto quanto, digamos, infernais da mitologia greco-romana. Plutão é, claro, o deus do mundo dos mortos; Nyx é a deusa das noite, esposa de Érebo (a escuridão) e mãe de Tanatos (Morte), e Hipnos (Sono), entre outros. Hidra era uma serpente de muitas cabeças, morta por Hércules em seu segundo trabalho; e Caronte é o barqueiro do inferno, que cobra um óbolo para levar as almas para o reino dos mortos, na margem do rio Aqueronte.

Se meu palpite valesse para alguma coisa, eu sugeriria que P4 fosse chamada de Cérbero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!