A lição de Henfil para os rebeldes da USP

É provável que a sociedade em geral jamais venha a saber o que realmente aconteceu na desocupação da reitoria da Universidade de São Paulo, por exemplo, se as depredações foram feitas pelos estudantes ou pela PM, ou se coquetéis molotov já estavam lá ou foram plantados.

Pessoalmente, acho plausível que a quebradeira tenha sido causada pelos policiais, já que barulho e destruição são táticas psicológicas clássicas  para produzir pânico e submissão (e de um ponto de vista puramente objetivo, é melhor paralisar as pessoas de medo, quebrando cadeiras, do que paralisá-las fisicamente, quebrando ossos), mas sou mais cético em relação aos coquetéis. De qualquer modo, o verossímil e o verdadeiro não necessariamente coincidem, e salvo aparecer um vídeo por aí mostrando quem quebrou o quê, o assunto passa a ser menos uma questão de fato e mais de paixão.

E foi em meio à confusão retórico-passional que me lembrei de uma crônica escrita pelo grande cartunista Henfil, nos capítulos finais da ditadura 1964-1985, quando das grandes greves do ABC Paulista, lá na fase heroica da vida do Lula. A crônica era meio um poema, onde entre os parágrafos aparecia o refrão: Os metalúrgicos estão lutando no meu lugar. Cito de cabeça, mas era mais ou menos desse jeito:

Hoje fui fazer compras, buscar as crianças na escola, comi uma pizza... ops, não deu tempo de lutar pela democracia, contra o alto custo de vida, por eleições livres e diretas, pelos direitos humanos.


Tudo bem , os metalúrgicos estão lutando no meu lugar.


O que o Henfil captou aí foi a intuição de que, para além das reivindicações trabalhistas imediatas, havia algo em jogo no ABC que dizia respeito a todos os brasileiros. E foi esse "algo" o que faltou miseravelmente na manifestação realizada na USP: os estudantes que ocuparam a reitoria sequer foram capazes de convencer os próprios colegas da relevância do que estavam fazendo, que se dirá a sociedade em geral.

Manifestação envolvendo ocupação de espaço público e deslocamento de força policial que não angaria simpatia passa a ser vista como irrelevante, na melhor das hipóteses, ou como um incômodo, na pior. "Pior" porque a maioria das pessoas está perfeitamente disposta a fazer vista grossa ao emprego de doses módicas de violência para se livrar de incômodos. Daí a carta branca tácita que a polícia tem para descer a borracha em quem fecha a Avenida Paulista no horário de pico, por exemplo.

Existe uma longa tradição frankfurtiano-gramsciana, na esquerda, de culpar a "mídia hegemônica" e os "aparelhos ideológicos do Estado" sempre que alguma revolta/manifestação/revolução fracassa em mobilizar apoio ou atrai repúdio.

Isso deixa de explicar, claro, como algumas manifestações de fato conseguem apoio na sociedade (como os atos do MST chegaram a ter, nos anos 90, ou o movimento dos caras-pintadas contra o Collor, ou as Diretas Já), e subestima a grande plasticidade da mídia, aham, capitalista.

Se a narrativa dos herois rebeldes versus polícia fascista prometesse mais audiência que a dos maconheiros filhinhos de papai versus forças da ordem, ela teria sido adotada, sem pestanejar, pelos telejornais e pelas rádios. A grande mídia eletrônica é essencialmente reiterativa: ela repete o que a audiência quer ouvir. E a audiência, ao ouvir o que quer, baixa o senso crítico. O fenômeno tem até nome, raciocínio motivado.

E por que a audiência estava predisposta a perder a paciência com os manifestantes da USP? Pelo que vi nas redes sociais, os fatores principais parecem ser:

Impressão de que reclamam de barriga cheia: esses caras estão estudando de graça, com comida subsidiada e tudo, na melhor universidade da América do Sul. Querem mais o quê? Essa sensação se reforça com o caráter desproporcional da manifestação: um comício na Praça do Relógio contra a brutalidade policial provavelmente não teria atraído tanto repúdio quanto a ocupação da reitoria.

Percepção de desperdício de vantagens: o povo do Estado de São Paulo paga caro para que os estudantes da USP, ora bolas, estudem. Matar aula sob falso pretexto é uma ingratidão.

Sensação de "poser": parte do arquétipo do rebelde é o de alguém que tem algo a perder -- alguém que se dispõe a correr riscos em nome de um bem maior: Francisco de Assis abandonou a fortuna do pai; Fidel Castro se lançou ao mar no Gramna; estudantes durante a ditadura corriam um risco muito concreto de desaparecer para sempre; grevistas da iniciativa privada põem os empregos e o sustento de suas famílias na reta.

A percepção geral, no entanto, era a de que os invasores da reitoria não estavam arriscando nada. Que a coisa toda não passava de um teatro ruim, uma peça que terminaria com os atores comendo churrasco, tomando cerveja e impressionando as meninas, enquanto o contribuinte pagaria a conta.

(É essa sensação de "almoço grátis" que, perversamente, justifica, aos olhos de muitos, uma eventual reação violenta da polícia. Como se a sociedade dissesse: "Quer botar banca de vítima da repressão? Óquei, permita-me reprimi-lo, então".)

Fadiga de material: a ocupação da reitoria da USP, motivada por questões que, para o público em geral, vão do bizantino ao esotérico, já virou um rito quase anual. São como as tais "greves gerais" que a CUT insistia em convocar nos anos 80 e 90: depois de uma ou duas, ninguém nem mais levava a coisa a sério.

Esses são alguns dos problemas de imagem com que o movimento estudantil da USP terá de lidar, se quiser voltar a ser levado a sério pela sociedade paulista (e brasileira), mais ou menos como a British Petroleum tem de lidar com o vazamento do Golfo do México para voltar a ser levada a sério como empresa "verde". Ele terá de convencer o público de que está lutando também por ele, como os metalúrgicos do Henfil, e não apenas pelo próprio umbigo. (Não que lutar pelo próprio umbigo seja errado, mas aí os meios e o discurso têm de ser outros.)

A questão de se será capaz de fazê-lo -- se de fato existe uma agenda que permita fazê-lo -- é algo que teremos de esperar para ver.

Comentários

  1. Pro caso dos coquetéis era caso de fazer exame de digitais.

    Não sou tão cético qto à possibilidade de provas plantadas. A PM tem hábito de fazer isso. Mas não é implausível que alunos porraloca tenham feito (mais) essa barbaridade.

    []s,

    Roberto Takata

    ResponderExcluir
  2. Brilhante defesa da tortura Psicologica e ainda uasndo o nome de Henfil.

    "Pessoalmente, acho plausível que a quebradeira tenha sido causada pelos policiais, já que barulho e destruição são táticas psicológicas clássicas para produzir pânico e submissão (e de um ponto de vista puramente objetivo, é melhor paralisar as pessoas de medo, quebrando cadeiras, do que paralisá-las fisicamente, quebrando ossos), mas sou mais cético em relação aos coquetéis"
    Ossos cicatrizam , feridas causadas por trauma Psicologicos ficam abertas a vida todo.
    Pense no que escreve.
    Antonio Donato Filho.

    ResponderExcluir
  3. Independente da postura, gosto das ideias lançadas...
    Complicadíssimo para mim pensar em uma posição exatamente porque sempre entendi a discussão, mas dentro da USP era "peixe fora d'água": trabalhava. Odiava as assembléias "mais do mesmo" e tinha a impressão de que cada um que pegava o microfone, salvo raras exceções (mas boas!) deveria tentar resolver os problemas efetivos no divã... No entanto, não posso fingir que não vejo violência policial, mídia que faz campanha e aí todo mundo repete em coro o que eles quiserem sem pensar em palavra.
    A grande questão é sempre o "como": quero representar um Henfil, mas não tenho metalúrgicos aos quais possa me unir, quero ser representada por estudantes, mas preciso que eles saibam que me levanto às 5h ou antes e vou dormir depois da meia noite, que penso em coisas que eles não imaginam e que não posso pagar para os filhos o que eles nunca pensaram ou se preocuparam em pagar... Diálogo de verdade pressupõe uma abertura/disposição de ambas as partes: "Massa muito teoricamente pensante, se você me assustar eu não converso com você..." Tem gente chamando até o Capitão Nascimento!
    Jaqueline de C. Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oi, Donato! E ossos quebrados na porrada, não deixam feridas psicológicas? "Pense no que escreve" é um conselho tão útil quanto "pratique o que recomenda".

    ResponderExcluir
  5. Carlos,

    É um bom texto, gostei especialmente desse “raciocínio motivado”.

    De fato, não é de hoje que o movimento estudantil perdeu o caráter político (reduziu-se ao meramente ideológico). Muita gente boa hoje diz que a esquerda na Europa fez o mesmo, distanciou-se a tal ponto das demandas das classes populares que, na maioria dos paises, está sendo substituída por uma extrema direita mais sensível às necessidades da população (e que vende, simultamente, o mesmo discurso xenófobo de sempre). Vide a filha do Le Penn. Agora, à parte isso, enfatizando muito a parcela de responsabilidade dos estudantes você deixa de reconhecer também a contribuição significativa da audiência -- quer dizer, eles não se esforçam, mas também, mesmo que fossem mais interessados em convencer, em vender sua causa, será que seriam bem aceitos? Dúvido muito! Acho que você está certo na sua crítica a postura dos estudantes, mas essa mudança necessária que eles precisam realizar não seria o bastante para modificar o cenário que levou a esse Fla-Flu.

    ResponderExcluir
  6. Belo texto, estou de acordo. A área de humanas é imensa em qualquer universidade do país, como que o número de manifestantes é inferior a 100? Mas não só humanas, porque isto ainda dá brecha para críticas pesadas, mas toda a universidade mesmo! 100 de mais de 3,000 alunos?
    Os alunos da USP falharam quando esqueceram de afirmar o caráter universal da briga. Pela hora que o manifesto deles foi divulgado na internet, toda a rede já estava incrédula. Fica aí um exemplo para todo os outros estudantes do país, infelizmente.

    ResponderExcluir
  7. O que foi esquecido no texto é que a própria situação atual da sociedade brasileira (uma sensação de que estamos melhor que no passado, pois temos mais acesso ao consumo de bens materiais) é um fator de conformismo. Sociedades em que o bem estar social, material melhora (mesmo levemente) e tem perspectiva de crescer são/se tornam sociedades conservadoras, as pessoas (incluindo muitos alunos da USP e outros que os invejam) não querem mais do que investir em seu bem estar, sua carreira acadêmica e profissional, não querem polêmicas e atrapalhos na sua rotina e formação. É o contrário do que acontece no resto do mundo (EEUU e UE etc.), onde perspectivas de encolhimento econômico e das benesses sociais levam jovens a criticar o ensino universitário, seus governos, e os caminhos da sociedade, pela falta de perspectivas para o futuro. Mesmo que seja pelos motivos errados (o que não acredito) a movimentação desses poucos estudantes da USP é/foi o último alento de uma sociedade vendida para o trabalho, para o "ter" mais do que o "ser", uma sociedade capitalista que, para se manter no poder, trocou o controle do desejo de prazer pelo controle do desejo de consumo. Dou graças de que meu tempo neste planetinha já está mais para o fim que para o meio pois, eu que sonhei com uma sociedade de luzes, só antevejo uma sociedade de trevas e ignorância plenas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!