"Astrologia" em papel: pré-venda para o Brasil!

O momento que todos esperavam (bem, que eu, pelo menos, esperava) chegou: a edição em papel de O Livro da Astrologia está disponível, em regime de pré-venda, na loja brasileira da Amazon, com preço em reais (quem não quiser esperar e não tiver medo do câmbio pode pegar o livro de imediato, no site internacional).

Este livro foi, fundamentalmente, meu principal projeto do ano passado: depois do fim da coluna "Olhar Cético" da Galileu, resolvi usar o tempo que dedicava a pesquisar e produzir os textos da revista para trabalhar um livro na mesma linha. Astrologia foi o resultado.

Ele alterna capítulos  sobre a história da prática -- de sua origem como uma forma de superstição na antiga Mesopotâmia e as mutações que passou, até virar o comércio de autoajuda que é hoje -- descreve brevemente os argumentos de seus principais críticos e apologistas, de Cícero a Carl Jung, entre muitos outros e, o que me parece a parte mais interessante, os vários tipos de teste estatístico criados e executados para avaliar a veracidade da crença (spoiler: nenhuma).

Dada a crise do mercado editorial, no entanto, não consegui publicá-lo pelas vias tradicionais, então resolvi usar as ferramentas de autopublicação da Amazon para fazer, primeiro, a edição em e-book, que saiu em dezembro passado,  e agora, finalmente, a versão física, em papel.

Uma das principais fontes do livro foi um volume dos anos 70 e hoje relativamente raro, Recent Advances in Natal Astrology, do pesquisador Geoffrey Dean. Dean, um discípulo de Michel Gauquelin e um dos principais pesquisadores da astrologia em atividade, reuniu e resumiu ali praticamente tudo o que havia a respeito de testes e teorias a respeito de astrologia.

Tendo sido publicado há quase 40 anos, no entanto, Recent Advances já não era mais tão "recente" assim quando o usei, mas era um dos melhores  compêndios disponíveis até o início deste ano, quando Dean, Arthur Mather, David Nias e Rudolf Smit publicaram, na Holanda, uma edição ampliada e revisada, Tests of Astrology. Para quem se interessa pelo exame crítico da astrologia (e das pseudociências em geral) Tests é uma festa.

Ele inclui, entre outras coisas, um capítulo detalhado sobre algo que negligenciei no Livro da Astrologia, testes envolvendo "gêmeos cronológicos", pessoas nascidas quase no mesmo instante e a uma curta distância (menos de 100 km) uma da outra. Esses "gêmeos" têm mapas astrais idênticos, o que significa, se a astrologia é válida, que deveriam ter destinos e personalidades muito próximos (novo spoiler: não têm). Tests só está disponível diretamente com o editor holandês: quem se interessar deve escrever (em inglês) para wout.heukelom [at] hetnet.nl . Ele aceita pagamentos via PayPal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!