Postagens

Mostrando postagens de Março 10, 2013

Breve, em abril...

Imagem
"Espada e Magia" é uma boa tradução de sword & sorcery (S&S), meu subgênero favorito de fantasia, no qual já me aventurei algumas vezes (leitores de e-book podem encontrar exemplos aqui e aqui).A diferenciação mais comum citada entre S&S e a chamada "Alta Fantasia" -- Tolkien e quejandos -- costuma ser a de que a Espada e Magia se interessa mais pelas lutas pessoais de indivíduos, enquanto que a Alta Fantasia lida com os destinos de povos, continentes, mundos.

Esta não é, no entanto, minha forma favorita de distinguir uma coisa da outra -- mesmo porque não se trata de uma distinção muito clara: no romance The Hour of the Dragon, vemos a luta pessoal de Conan para recuperar a coroa da Aquilônia, ao mesmo tempo em que sabemos que o destino da Era Hiboriana está em jogo.

Para mim, o que separa os gêneros é uma diferença fundamental de tom: num mundo de Alta Fantasia é possível sobreviver sendo uma coisinha lindinha e fofinha, cantando musiquinhas bonitinh…

Ratos e Reiki

Imagem
Você talvez já tenha visto, em alguma rede social, um texto proclamando que um estudo brasileiro envolvendo camundongos "provou" a validade do uso da imposição das mãos, ou do reiki, ou do toque terapêutico -- todas modalidades em que o praticante gesticula sobre o corpo do paciente, sem tocá-lo, na tentativa de diagnosticar ou curar doenças, supostamente por meio de algum tipo de transferência de energia.

O estudo citado é uma dissertação de mestrado realizada na USP, em 2003, e que foi tema de uma matéria da Revista Galileu. O trabalho chegou a ser discutido na seção de comentários deste blog, no ano passado, mas eu nunca havia escrito nada a respeito, confesso, por profunda preguiça. Mas, vendo o assunto voltar à baila, senti que era hora de tratar dele para, como dizia Arthur Conan Doyle, não deixar a coisa passar como verdade apenas "por default".

Reproduzo, abaixo, o resumo do estudo apresentado pela Galileu:

No experimento, a equipe de pesquisadores dividiu 6…

A mensagem final de Deus para sua Criação

Imagem
Leitores de Douglas Adams (que faria 62 anos hoje) talvez se lembrem de que, em Até Mais, Valeu o Peixe, ao final de uma longa jornada pelos recônditos do cosmo, seus protagonistas encontram a Mensagem Final de Deus para Sua Criação. Não vou dar spoiler aqui -- quem quiser saber qual a mensagem sem ler o livro só precisa de um pouco de paciência com o Google -- mas uma imagem de 2000, feita pelo Telescópio Espacial Hubble, parece ter matado a charada.

A foto é definida pela Nasa como "detalhe de uma estrutura complexa no interior da Nebulosa de Carina". A foto inteira é esta aqui, bela e majestosa como quase tudo o que o Hubble faz:


Mas o detalhe relevante para o título da postagem encontra-se no canto superior esquerdo, devidamente embalado numa auréola beatífica:


O fato de a foto ter sido divulgada no ano 2000 só faz aumentar a convicção de que ela tem um significado especial. Como o monolito alienígena do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, a mensagem foi deixada lá para …