Postagens

Mostrando postagens de Agosto 24, 2014

Futebol na Arkham paulista

Quando comecei a escrever terror, ou weird fiction, como se prefira chamar as histórias reunidas em meu livro Medo, Mistério e Morte, de 1996, hoje disponíveis individualmente em e-book (por exemplo, aqui, aqui e aqui), eu estava vivendo uma espécie de choque cultural reverso: depois de cinco anos morado, estudando e -- mal-e-mal -- trabalhando em São Paulo, voltava para minha terra natal no interior, defenestrado da capital pelo caos econômico dos estertores do governo Collor.

A meia década vivida na capital tinha afiado meu olhar crítico para com as mazelas e peculiaridades da província; e a intimidade crescente com a obra de H.P. Lovecraft me deixara familiarizado com o conceito de geografia imaginária, regiões fictícias de contorno verossímil, reconhecíveis como filhas e parcelas de uma área de existência real -- no caso lovecraftiano, a cidade fictícia de Arkham, firmemente enraizada na Nova Inglaterra -- mas criadas para a fantasia.

Daí nascia a região de Açaraí, que inclui essa…

Profecia e política: parceria antiga

Dos tempos do Oráculo de Delfos, passando pelo atentado contra Ronald Reagan e à morte de Eduardo Campos, política e previsão sempre andaram juntas -- e as profecias sobre tragédias e políticos têm, todas, alguns elementos em comum. Saiba mais sobre isso no Olhar Cético da Revista Galileu.