Postagens

Mostrando postagens de Abril 3, 2016

"Fosfo Wars": um balanço até agora

A semana foi agitada no campo do que poderíamos chamar de "Fosfoetanolamina Wars", com os proponentes do uso da molécula no tratamento do câncer valendo-se de uma retórica dura para atacar, em audiência pública no Senado, os primeiros relatórios divulgados por cientistas independentes a respeito da qualidade das pílulas até recentemente produzidas em São Carlos (conclusão: péssima) e dos efeitos da "fosfo" quando utilizada contra culturas de células tumorais (conclusão: nulos ou pífios). 
Ao mesmo tempo, o Supremo Tribunal Federal finalmente isentou a USP da obrigação de seguir fabricando e distribuindo a pílula, depois de o laboratório encarregado do serviço ter sido fechado. Parece um bom momento para fazer um balanço do caso, enquanto se aguardam os resultados dos testes em camundongos, também encomendados pelo governo. O texto que segue, portanto, é longo. Bem longo.
Até agora, o que se tem de concreto, a respeito da efetividade da "fosfo" contra o c…

Os perigos do GPS

O uso crescente de sistemas de navegação por satélite está atrofiando a capacidade humana de coordenar visão e memória para determinar localizações no espaço, diz artigo de opinião publicado na revista Nature. O autor do artigo, Roger McKinlay, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da moderna tecnologia de navegação por satélites, mas hoje adverte para os riscos da crescente dependência dessa tecnologia, principalmente por parte do grande público. Ele cita simulações mostrando que motoristas que seguem cegamente instruções de GPS têm menos noção de onde estão do que os que seguem mapas. Leia a conclusão dessa nota, e outras, no Telescópio do Jornal da Unicamp.