Postagens

Mostrando postagens de Novembro 26, 2017

Novidades literárias!

Imagem
Novembro foi um mês de algumas novidades na minha carreira literária um tanto quanto intermitente. No último dia do mês, fui informado de que minha antologia de contos Mistérios do Mal está indicada ao Prêmio Argos, o principal -- para não dizer único -- prêmio brasileiro de literatura fantástica (ficção científica, fantasia, terror). Já recebi dois Argos de melhor conto no passado, mas esta é a primeira vez que tenho um livro inteiro indicado, na categoria antologia.

Mistérios do Mal reúne parte significativa do que escrevi no gênero de terror/horror entre 1990 e 2001, e é recompensador ver que as histórias, ao que parece, não envelheceram tão mal assim. A cerimônia de entrega do Argos acontece em meados de dezembro, no Rio de Janeiro; se eu ganhar, aviso aqui.

No front internacional, a pequena editora americana Dark Moon Books divulgou a lista de autores de sua antologia A World of Horror, que como o título sugere reúne contos de horror de várias partes do mundo -- da Austrália a Uga…

Mulheres jovens são as principais vítimas das falsas "curas" do câncer

Imagem
Mulheres jovens, de ato nível educacional e alta faixa de renda são as principias usuárias de terapias alternativas contra o câncer, e quem faz a opção por essas terapias, em substituição a tratamentos convencionais como radioterapia e químio, tem até dez vezes mais chance de morrer por causa doença. No caso específico de câncer de mama, o risco de vida médio, para quem opta por tratamentos alternativos, é mais de três vezes maior do que o de quem escolhe a via convencional.

Esses dados aparecem no estudoUse of Alternative Medicine for Cancer and Its Impact on Survival, publicado no periódico "Journal of the National Cancer Institute". O trabalho comparou  281 pacientes, que optaram por abrir mão de tratamentos convencionais e abraçar terapias alternativas, a 560 pacientes que seguiram a medicina tradicional. Foram arrolados pacientes com câncer de pulmão, próstata e mama. Pacientes dos dois grupos, tratamento alternativo ou convencional, foram associados de acordo com cara…