Postagens

Mostrando postagens de Março 31, 2013

Usando a lei para calar a boca dos outros

A censura judicial anda tendo trabalho. Praticamente ao mesmo tempo em que os responsáveis pelo livro Privataria Tucana são condenados por terem publicado a  obra num momento inconveniente para o candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo, José Serra, o blog Viomundo é penalizado -- ao ponto, parece, da inviabilidade econômica -- por ofender o jornalista Ali Kamel, do Grupo Globo. Casos notórios anteriores são o do Jornal Pessoal, condenado por chamar um latifundiário de... latifundiário, e o das duas censuras impostas ao Estadão, a envolvendo o filho de José Sarney e outra, o blog de João Bosco.

Em todos esses casos, o que mais me estupidifica -- como cidadão pagador de impostos, jornalista e escritor ingenuamente leigo nos labirintos kafkianos do Judiciário -- é o absoluto desprezo, em cada decisão censória, pelo simples e comezinho conceito de "verdade".

Nos dois casos envolvendo o Estadão, a informação censurada era comprovadamente verdadeira; no da Privataria Tucana,…

O estado do Estado laico, ou: recordar é viver

Imagem
Setores do movimento evangélico brasileiro vêm adquirindo uma reputação -- não de todo imerecida, diga-se -- de inimigos do Estado laico. Por contraste, o catolicismo começa a a parecer até "manso", e não é difícil encontrar nas redes sociais alusões a uma suposta "ameaça evangélica" às liberdades civis e republicanas. 
Minha impressão, no entanto, é a de que os evangélicos estão apenas pagando o preço de chegar tarde à festa, e que quando se trata de violar a liberdade alheia não existe, de fato, religião "mansa". Abaixo, alguns casos em que liberdades básicas de um Estado supostamente laico -- de investigação científica, de crítica, de expressão artística -- foram violadas, no Brasil, por motivos religiosos. E o único evangélico que teve algo a ver com qualquer um deles foi, no fim, a vítima.


1986: Recém-saído de uma ditadura de duas décadas, o Brasil ressuscita uma das marcas do período autoritário, a censura de artes e espetáculos, para evitar a exibi…