Postagens

Mostrando postagens de Outubro 30, 2011

Mr. Pond e a PM na USP

Imagem
The Paradoxes of Mr. Pond é um livrinho de contos de mistério escrito pelo britânico G.K. Chesterton e publicado originalmente há quase 100 anos. Hoje em dia, a figura de Chesterton -- um ateu convertido ao catolicismo que até criou um sacerdote-herói para uma série de contos policiais, o Padre Brown -- foi meio que sequestrada pela ala mais intelectualizada direita católica, que o usa como garoto-propaganda póstumo.

Isso de certa forma é uma pena, já que joga uma sombra sobre sua obra literária, que embora resvale para o proselitismo aqui e ali, é muito mais rica, anárquica e divertida do que se poderia esperar de um sujeito que atualmente só é conhecido como o autor de uma apologia religiosa chamada Orthodoxy (Ortodoxia).

Além do Padre Brown, Chesterton criou diversos outros detetives, como Horne Fisher, O Homem que Sabia Demais; ou Gabriel Gale, o poeta no asilo de lunáticos; e Mr. Pond, o homem que vê o mundo com clareza -- através de paradoxos. No primeiro conto de Mr. Pond, o cl…

Máquina a vapor feita de vidro

Imagem
Para todos aqueles que sempre acharam que física e engenharia são coisas sem graça ou poesia:


Falando em Marte: russos pedem ajuda!

Imagem
Além do robô americano Curiosity, outra missão audaciosa a Marte será lançada neste mês -- a russa Phobos-Grunt, que tentará trazer uma amostra do solo de Fobos, uma das luas marcianas, apar análise por cientistas aqui na Terra. O lançamento está previsto para o próximo dia 8. 
O blog da missão publicou há pouco um pedido para que observadores na América do Sul tentem acompanhar duas ativações dos motores dos foguetes que levarão a sonda a Fobos. Uma dessas queimas vai acontecer diretamente sobre o Brasil, de Curitiba a Fortaleza, como se vê no mapa abaixo (a linha vermelha marca a trajetória):

O momento previsto para o início da queima é às 20h55min48seg do dia 8, com o fim da operação às 21h05min18seg. Os detalhes completos de trajetória e horários podem ser acessados aqui
Os russos pedem que, quem puder, tente observar o brilho da pluma de gases da queima de combustível com telescópios, já que a agência espacial russa não tem estações de rastreamento na América do Sul.

Mais um robô deve partir para Marte neste mês

Imagem
Eis uma coisa que me dá saudade de editar ciência num grande veículo de comunicação: estou perdendo a oportunidade de ter os recursos para produzir um material fantástico a respeito do lançamento do robô Curiosity a Marte. A janela para a partida da missão se abre neste mês.

(Se bem que, dependendo do veículo, eu não ia ter tempo de elaborar nada porque a chefia ia querer fotos de piranhas hemafroditas ou galinhas de duas cabeças, além de uma "repercussão com especialistas" da mais recente fórmula maluca da BBC.)

Para quem andou hibernando nos últimos anos: o Curiosity, também conhecido como Mars Science Laboratory, é um robô do tamanho aproximado de um jipe, dotado de um gerador nuclear de eletricidade (ele é pesado e complexo demais para rodar apenas com energia solar), tem uma arma laser  para vaporizar rochas (e depois analisar os gases produzidos) e, como se tudo isso já não fosse legal o bastante, vai pousar em Marte usando um guindaste voador -- ilustrado abaixo:



O ob…

O robô-lagartixa

Imagem
O vídeo abaixo mostra um robô capaz de escalar paredes lisas:




As lagartas do robô são revestidas com um adesivo biomimético -- isto é, que imita as propriedades adesivas de animais capazes de escalar paredes, como lagartos. O artigo que descreve a tecnologia está qui.

Halloween? Esta é a noite de Harry Houdini!

Imagem
Já que estamos importando várias das tradições da cultura americana para a noite de 31 de dezembro, que tal esta: tentar entrar em contato com a alma desencarnada de Harry Houdini?

Houdini, para quem talvez não esteja ligando o nome à pessoa, foi um dos maiores mágicos do início do século passado, e também um proeminente caçador de falsos médiuns. Onde outras pessoas viam comunicação com os mortos, Harry via truques de mágica sendo usados para manipular as emoções (e esvaziar as carteiras) de vítimas indefesas. 
Ele se envolveu em vários casos, escreveu livros sobre detecção de fraude -- A Magician among the Spirits é um clássico -- e acabou perdendo a amizade de Sir Arthur Conan Doyle quando não acreditou que uma carta psicografada pela esposa do grande escritor tivesse mesmo vindo do além. E foi épico seu duelo com a médium e femme-fatale (de acordo com o biógarfo de Houdini Milbourne Christopher, ela teria seduzido pelo menos um dos investigadores encarregados de avaliá-la), a m…