Falando em Marte: russos pedem ajuda!
Além do robô americano Curiosity, outra missão audaciosa a Marte será lançada neste mês -- a russa Phobos-Grunt, que tentará trazer uma amostra do solo de Fobos, uma das luas marcianas, apar análise por cientistas aqui na Terra. O lançamento está previsto para o próximo dia 8.
O blog da missão publicou há pouco um pedido para que observadores na América do Sul tentem acompanhar duas ativações dos motores dos foguetes que levarão a sonda a Fobos. Uma dessas queimas vai acontecer diretamente sobre o Brasil, de Curitiba a Fortaleza, como se vê no mapa abaixo (a linha vermelha marca a trajetória):
O momento previsto para o início da queima é às 20h55min48seg do dia 8, com o fim da operação às 21h05min18seg. Os detalhes completos de trajetória e horários podem ser acessados aqui.
Os russos pedem que, quem puder, tente observar o brilho da pluma de gases da queima de combustível com telescópios, já que a agência espacial russa não tem estações de rastreamento na América do Sul.
Muito legal, será que com uma boa câmera fotográfica se conseguirá algo?
ResponderExcluirBoa pergunta! Eu não saberia dizer, e o blog da missão não é lá muito específico...
ResponderExcluirNao confundam com o asteroide 2005 YU55!! Ja estou ate vendo as noticias do "fim do mundo" confirmadas...
ResponderExcluir