Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 25, 2018

Ciência 1, 2, 3

Imagem
Em seu livro de ensaios Pluto's Republic, o ganhador do Nobel de Medicina Peter Medawar impacienta-se, seguidas vezes -- preservando sempre aquela elegância ferina que os melhores ensaístas britânicos são mestres em manter, quando exasperados -- com a facilidade com que o que chamaríamos de "pessoal de Humanas" faz pouco caso do que, para Medawar, é a característica que distingue as ciências de todos os outros esforços humanos para fazer sentido do mundo: a correspondência com a realidade.
Medawar gasta alguns parágrafos, por exemplo, criticando o antropólogo francês Claude Levi-Strauss. Quando Levi-Strauss escreve, em O Pensamento Selvagem, que para os povos siberianos que mantêm o mito de que bico de pica-pau cura dor de dente é, de fato, irrelevante se o bico realiza mesmo a cura -- que o importante é que, por meio do mito, "alguma ordem seja introduzida no mundo" -- Medawar pergunta se esse ponto de vista é tão agradável, para o pobre siberiano com um abce…

E sobre Star Trek Discovery?

Imagem
Quando a série Star Trek: Discovery estreou na Netflix, escrevi uma postagem neste blog me declarando otimista. Agora que a primeira temporada acabou, portanto, creio que cabe um post mortem. Mas, antes disso, uma digressão.

Jornada nas Estrelas (ou Star Trek, para poupar o teclado) sempre foi duas coisas diferentes: uma promessa e uma realidade. A promessa, promovida com tamanha vivacidade pelo criador Gene Roddenberry que muita gente chegou a confundi-la com a realidade, era a de um espetáculo que usaria a linguagem da ficção científica para explorar questões morais, políticas, sociais e científicas de modo instigante e inteligente; além disso, a de tentar demonstrar que a parte realmente interessante da experiência humana só iria começar, de fato, depois que tivéssemos construído uma utopia na Terra, e que essa utopia seria atingida por meio da compaixão, da lógica e da ciência, não de forças míticas ou místicas (não é por menos que a frase final de Star Trek: The Motion Picture é …