Postagens

Mostrando postagens de Agosto 4, 2013

"Pura Picaretagem" no IFSP

Na manhã desta quarta-feira, fiz uma palestra, seguida de animado bate-papo, para alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Estive lá a convite do professor de Física Marcelo Porto Allen, um amigo dos velhos tempos da USP.

O, digamos, pontapé inicial da conversa com os estudantes, de turmas de ensino médio e de licenciatura em Física e Química, foi o livro Pura Picaretagem, mas o papo logo derivou para temas correlatos, como medicina alternativa (acupuntura e homeopatia, especificamente), as implicações do materialismo para o livre arbítrio e a responsabilidade de jornalistas e educadores em manter as pessoas bem informadas.

Desta vez não tenho um texto da palestra para publicar aqui -- eu só havia preparado algumas notas, um roteiro sinóptico. Em linhas gerais, aproveitei para entrar um pouco numa história que ficou de fora do livro, a da evolução do moderno movimento de "autoajuda", que nasce e evolui mais ou menos junto com a Físic…

Duas colunas e uma entrevista!

Imagem
Olá, gente! Estou passando por aqui só para avisar que já entrou no ar o segundo artigo da coluna Olhar Cético, para o website da revista Galileu, que inclusive ganhou um cabeçalho maneiro:

:

O texto desta semana é sobre pirâmides financeiras, marketing multinível e o que os dois tipos de "empreendimento" têm em comum. Leia aqui.

E também para anunciar que estou estreando como autor de outra coluna semanal, chamada Telescópio, no Jornal da Unicamp. Esta é uma coluna de notas sobre o que rolou de mais interessante (do meu ponto de vista, obviamente) na literatura científica internacional -- e na literatura internacional sobre ciência -- na semana anterior. Ela aparece aqui.

E, por último mas não menos importante, o Jornal da Unicamp traz uma entrevista que fiz com o professor de Literatura Carlos Berriel, que está lançando um livro sobre a obra do historiador Paulo Prado, o "mentor intelectual" (e financeiro, o cara era rico pra burro) da Semana de 22. O que Berriel…