Postagens

Mostrando postagens de março 16, 2014

Noção de número em bebês recém-nascidos

Bebês de até três dias de idade já são capazes de criar expectativas de correspondência sobre tamanho, duração e número, diz estudo publicado no periódico PNAS . De acordo com os autores, o trabalho mostra que “representações de espaço, tempo e número estão sistematicamente inter-relacionadas no início da vida pós-natal, antes da aquisição de linguagem, metáforas culturais e antes da experiência ampla com as correlações naturais dessas dimensões”. ( Isto, e mais notas da ciência na semana, na coluna Telescópio ).

De ovos, serpentes e o que fazer a respeito

Dei uma passada no YouTube para assistir ao vídeo da TV Folha com os supostos ideólogos da tal Marcha Com Deus Pela Família Etc. e Tal, e tomei um tremendo susto. Não sei se os leitores do blog se lembram, mas em julho do ano passado a revista Galileu publicou uma reportagem minha sobre teorias da conspiração . Entre outras coisas, a matéria incluía alguns avisos, feitos por psicólogos e cientistas políticos, sobre como teorias assim são perigosas, na medida em que solapam a capacidade de diálogo dentro da sociedade, transformam adversários em inimigos e, no fim, ameaçam a democracia. Enfim. Enquanto assistia à Folha dar corda para que seus entrevistados se enforcassem, alguns sinais de alerta começaram a pipocar na minha cabeça: um deles disse que a "Nova Ordem Mundial" está controlando o Brasil. Outro, que o "Barão Rothschild" é o dono do mundo. Não sei como ninguém mencionou a Maçonaria, os Illuminati, os Reptilianos. De repente, ficou no chão da ilha de ed

Mudança climática ajudou Gêngis Khan

Um período de 15 anos de clima ameno e chuvoso na Mongólia Central, sem precedentes em todo o milênio anterior, acompanhou e pode ter impulsionado a expansão do império de Gêngis Khan no século 13, diz artigo publicado no periódico PNAS . Leia mais sobre essa hipótese e outras descobertas científicas na coluna Telescópio .