Postagens

Mostrando postagens de Maio 29, 2016

Ciência como biscoito da sorte

Imagem
Acho que todo mundo na internet lusófona já teve seus cinco minutos de schadenfreude com a infeliz publicação do Instituto Liberal que atribui o desenvolvimento da Física Quântica a uma suposta agenda de relativismo moral e obscurantismo deliberado, arquitetada e manietada pelas esquerdas.

Vale a pena notar que o Instituto teve a honradez de retratar-se publicamente do texto, ainda que o motivo alegado tenha sido uma suposta "ofensa à comunidade científica" e não o fato de o artigo ser uma coleção mal ajambrada de erros grotescos. De qualquer forma, a web nunca perdoa, nunca esquece: o texto, mesmo já removido na fonte original, pode ser lido, em toda sua glória imorredoura, alhures.

Um ponto curioso nesse caso é que a acusação específica -- de que determinado ramo da ciência não passa de uma espécie de ficção criada para sustentar certas pressuposições políticas e valores -- é algo que já foi (e, em certos círculos, ainda é) muito mais fácil de se encontrar nas esquerdas, …

"Fosfo da USP" volta a dar chabu em testes oficiais

Imagem
Foram publicados, no site -- que continua no ar e com o mesmo nome -- do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) os relatórios sobre os testes, realizados pelo Laboratório de Oncologia Experimental da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a fosfoetanolamina sintética (FS) de São Carlos em animais com câncer. Contrariando as alegações de quem dizia que os primeiros testes, realizados em culturas de células, não haviam funcionado porque a "fosfo" requer um organismo para metabolizá-la antes de atacar o câncer, os resultados in vivo também foram negativos. Ironicamente, em um dos estudos o grupo tratado com FS teve mais casos de metástase do que o grupo de controle.

Um dos trabalhos avaliou os efeitos da FS em ratos inoculados com carcinossarcoma 256 de Walker, um câncer detectado originalmente na mama de uma rata em 1928. O outro tratou de medir a eficácia da FS em camundongos inoculados com sarcoma 180, um outro tipo de câncer. Para quem quiser um resumo rápido…