Postagens

Mostrando postagens de Julho 28, 2013

Depois do papa, ou a ressaca

Bom, tem gente me cobrando uma "avaliação" da visita do apóstolo Chico ao Brasil, então vamos lá. A primeira coisa de que gostaria de tratar é da tal manifestação em que algumas pessoas quebraram uma imagem de santo, usaram um crucifixo como vibrador ou algo assim. Não estava prestando atenção quando aconteceu, então só peguei a espuma e o atrito da discussão que se seguiu, mas o espírito da coisa parece ser o de que alguns objetos tidos como sagrados pelos católicos foram profanados de um modo muito público e com muito mau gosto.

As discussões a respeito, ao menos nas redes sociais, parecem ter misturado três componentes que, a meu ver, deveriam ser tratadas de modo separado: a admissibilidade do que foi feito; a legalidade; e a conveniência.

"Admissibilidade" é uma questão de ética, ou de etiqueta. Não é a mesma coisa que legalidade, porque há coisas admissíveis que são ilegais (por exemplo, uma mulher dirigir automóvel na Arábia Saudita), e há coisas inadmissíve…

"Olhar Cético" na Galileu

Imagem
Os leitores mais assíduos (alguém aí?) talvez tenham notado que o blog andou meio às moscas nas últimas semanas. Mas foi por uma boa razão: eu estava juntando material para estrear uma coluna na revista Galileu, chamada, como diz o título desta postagem, Olhar Cético. Como o nome indica, o objetivo é oferecer uma perspectiva cética sobre assuntos que a mídia em geral costuma tratar com muito mais oba-oba do que análise, propriamente, racional.

Muitas pautas envolverão questões científicas ou relacionadas ao ceticismo "clássico" (astrologia, óvnis, monstros), sem dúvida, mas também não pretendo fugir de temas mais quentes e polêmicos, como os ligados à medicina dita "alternativa", fraudes financeiras, manipulação de dados por políticos e coisas quetais.

O primeiro texto, disponível na edição de agosto, que começa a circular por esses dias, é uma espécie de post scriptum da reportagem que escrevi para a edição do mês passado da revista, sobre teorias da conspiração,…