Postagens

Mostrando postagens de Junho 9, 2013

Prova pra eles

Conheço GiulianaVallone, a jornalista da TV Folha que foi atingida no olho por uma bala de borracha disparada por algum membro soberbamente corajoso da Tropa de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Digo soberbamente corajoso, de uma bravura olímpica, até, porque, como Giuliana conta em postagem no Facebook, não foi uma "bala perdida", mas um tiro mirado, calculado.

Então, imagine: você um soldado treinado, armado, contando com o apoio dos colegas ao seu redor. Vê uma menina pequena, magrinha (a última vez que vi a Giu, ela não devia pesar mais que 60 quilos, se tanto) de óculos, desarmada, na rua. E aí, deliberadamente, puxa a arma de balas de borracha, mira na cabeça, atira. Tem de ser muito macho, muito homem, pra fazer uma coisa dessas. Com mais testosterona que o Conan do Schwarzenegger. Ou o Hércules do Kevin Sorbo. Um verdadeiro homem honrado.

Mas, enfim. Deixemos os estereótipos de gênero de lado. Como ia dizendo, conheço a Giu. Ela trabalhou comigo, por …

Pesquisa sobre ciência e tecnologia

Loading...

O quântico da consciência

Imagem
O livro Pura Picaretagem, que escrevi em parceria com o físico Daniel Bezerra, inclui um capítulo sobre consciência quântica -- a noção de que a consciência humana (ou algum tipo de "campo de consciência" imanente) afeta o comportamento das partículas subatômicas e, por tabela, o estado da realidade. Durante a fase de esboço do livro, chegamos a considerar incluir também uma discussão sobre o fenômeno inverso, o que chamo de "quântico da consciência": a hipótese de que a mente humana é tão fantabulasticamente maravilhosa que só pode ser explicada em termos quânticos.

Acabamos deixando essa segunda questão de fora, no entanto, porque ela acabaria desviando demais o livro de sua linha mestra -- a física quântica, em si um assunto já complexo o bastante -- para outro tema talvez até mais cabeludo, o da natureza da consciência humana. Mas essa não deixa de ser uma tangente interessante.

Há duas características da mente humana que, para muita gente, requerem algum tipo…