A maldição de Noé, a África e os negros
Há muita coisa a lamentar sobre a eleição de Marco Feliciano para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, e muitas críticas pertinentes estão sendo feitas por gente muito mais preparada do que eu para debater a fundo a miséria da política brasileira. Da parte que me toca, o que realmente chama a atenção é o uso que o deputado-pastor (ou pastor-deputado) fez do desfecho da narrativa bíblica do Dilúvio para "explicar" os problemas atuais do continente africano e o racismo que sofrem os povos de etnia africana. O Dilúvio bíblico é, como imagino que todo mundo que se interessa pelo assunto sabe, um "fanfic" baseado na história, inserida no Épico de Gilgamesh , de Utnaphistim, o homem que sobreviveu ao dilúvio universal provocado pelos deuses e que acabou premiado com a imortalidade. O que menos gente talvez saiba é que a narrativa bíblica, tal como aparece no capítulo 7 do Gênese, é na verdade uma fusão de duas versões conflitantes: numa delas, Noé le...
Obrigadão, Orsi.
ResponderExcluirE já tem leitores seus respondendo.
[]s,
Roberto Takata
De nada, Takata! Pesquisa é o tipo de coisa em que sempre gosto de ajudar. Boa sorte com o levantamento!
ExcluirAbs!
Ótima pesquisa, gostei muito de participar.
ResponderExcluirNão respondi ainda, mas assim que vi lembrei disso:
ResponderExcluirhttp://carlosorsi.blogspot.com.br/2013/04/morte-as-enquetes-online-por-favor.html#comment-form
Bem-lembrao, Evando! :-)
ExcluirMas note que a pesquisa do Takata é muito mais bem estruturada que enquetes do tipo "Você é a favor do catchup no hot dog?"
Não consigo passar dessa parte" Dentre os candidatos a presidente a seguir, em quais votaria ou recomendaria o voto? *".
ResponderExcluirMarcelo Humberto