Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 5, 2017

Internet nos anos 90: meninos, eu vi

Imagem
Uma conversa rápida no Facebook me lembrou de que, ano passado, fez 20 anos que comecei a trabalhar com jornalismo na internet -- havia entrado para a equipe online da Agência Estado um pouco antes do início dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Cobrimos os jogos em "tempo real", ou o mais parecido com isso que era possível na época da conexão discada: pegar os resultados das modalidades pela TV ou nas agências internacionais, redigir os textos (curtos!), montá-los no editor HTML e passar pro pessoal da TI (que não chamava TI, e sim "informática") "subir" a edição no FTP -- isso é file transfer protocol pra vocês aí da geração nutella-banda larga. Fazíamos quatro edições por dia. Havia um debate acalorado sobre se valeria a pena fazer uma edição de madrugada (quem fica ligado no computador depois das dez da noite? povo não tem nada melhor pra fazer?).

[NOTA: Edmundo Leite me lembra de que, na verdade, a cobertura dos jogos de 96 teve um esquema especial…

Trump contra a ciência

A comunidade científica dos Estados Unidos vinha prendendo a respiração, esperando pelo pior, desde o anúncio da vitória de Donald J. Trump na eleição para a Casa Branca. Já se sabia, afinal, que Trump é um negacionista do aquecimento global antropogênico e que seu vice, Michael Pence, não acredita no elo entre tabaco e câncer de pulmão. Após a cerimônia de posse, ficou claro que Sean Spicer, o assessor de imprensa da Casa Branca, não acredita em aritmética. O fato de jornalistas não terem perguntado aos membros da nova administração o que pensam a respeito da forma da Terra, de sua posição no espaço relativa ao Sol e, crucialmente, de que tipo de queijo a Lua é feita é, talvez, um ato de caridade para com o Partido Republicano.

Durante o período de transição, Trump logo confirmou os piores pesadelos de seus mais virulentos detratores dentro da comunidade científica. A lista de atrocidades é ampla, mas um exemplo: no início de janeiro, ainda presidente-eleito, convidou Robert Kennedy J…