Postagens

Mostrando postagens de Junho 16, 2013

Crises de representação

Em seu livro Cérebro e Crença, o historiador e psicólogo Michael Shermer comenta que Galileu Galilei morreu convencido de que Saturno era, na verdade, um planeta triplo: olhando pelo telescópio, o grande gênio da revolução científica vira o corpo central cercado por dois arcos -- os arcos dos anéis --, um à direita e um à esquerda, e concluíra que se tratava de três planetas geminados.

Galileu, explica Shermer, viu os anéis com os olhos, mas não conseguiu vê-los com o entendimento. Sem uma teoria a respeito de corpos planetários cercados por anéis capaz de lhe dar sentido, a evidência do telescópio foi tomada como representando uma outra coisa.

A ideia, que até soa sofisticada, de que nossas teorias circunscrevem a capacidade que temos de interpretar o que está diante dos nossos olhos, na verdade não passa de um corolário do velho provérbio que diz que, para quem tem um martelo, todos os problemas se parecem com cabeças de prego. Que foi exatamente o que me veio à mente quando comecei…

Jornada nas Estrelas: Além da Escuridão

Imagem
Isto aqui está cheio de spoilers. Além da Escuridão é um filme que não dá para discutir direito sem entregar pontos que algumas pessoas podem considerar "sensíveis" do enredo -- talvez seja por isso que a esmagadora maioria das resenhas que vi por aí me pareceu tão insatisfatória --, então, fique avisado.

Ainda comigo? Certo. Começo confessando que tenho um fraco pela série original (ou clássica) de Jornada nas Estrelas. Tenho todos os DVDs, além dos episódios em desenho animado e uma ampla seleção de livros de bolso inspirados pelo seriado, incluindo a série de contos escritos pelo anglo-americano James Blish com base nos roteiros dos episódios originais. Então, o que segue é colorido por um conhecimento mais ou menos íntimo do "cânone" da série que a nova iteração da franquia no cinema busca recriar.

Em termos desse cânone, Além da Escuridão é uma recriação/fusão das duas aventuras em que o antagonista principal é Khan Noonien Singh, um super-homem amoral, criad…