Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 30, 2012

Saiu Solarpunk!

Imagem
O incansável Gerson Lodi-Ribeiro avisa que já está à venda, na Amazon brasileira, a edição kindle de Solarpunk, antologia de ficção científica compsota por contos que giram em torno do tema de fontes alternativas de energia. O volume inclui meu conto Soylent Green Is People!, sobre biotecnologia, e quem já estava por aqui na década de 70 provavelmente há de se lembrar da referência explícita do título.

Solarpunk fecha uma trilogia iniciada por Vaporpunk e continuada em Dieselpunk, ambas antologias retrofuturistas -- isto é, que imaginam o futuro a partir do passado ou, então, que recriam o passado a partir do futuro -- em que também estou presente. Solarpunk distingue-se das predecessoras exatamente por ter esse caráter retrô menos acentuado.

O que nos traz à questão: tudo bem, série de antologias de histórias girando em torno das fontes de energia predominantes no século 19 (vapor, carvão), 20 (petróleo) e 21 (solar, esperamos). Mas, por que cazzo tudo isso seria "punk"?

An…

Fundação: a edição definitiva

Imagem
Hoje é aniversário de Isaac Asimov, um dos mais influentes escritores de ficção científica do século passado. Se estivesse vivo, ele estaria completando 93 anos. Asimov morreu de aids em 1992, vítima de uma transfusão de sangue contaminado. Ano passado, escrevi sobre sua obra mais famosa, a trilogia Fundação original, então esta nota é apenas para registrar a publicação de uma nova edição desses livros, agora pela Folio Society, um grupo britânico que produz edições de luxo de clássicos, literários ou acadêmicos. Abaixo, uma imagem das capaz dos três volumes:


E, aqui, uma amostra das ilustrações internas, também de autoria de Alex Wells:



Para além do trabalho gráfico, no entanto, a principal estrela dessa edição luxuosa é a introdução do livro, de autoria do ganhador do Nobel de Economia Paul Krugman, que já havia declarado várias vezes que a leitura de Fundação havia inspirado seu interesse pelas ciências sociais em geral, e pela economia, em particular. Krugman não é o único ganhado…