Postagens

Mostrando postagens de Agosto 2, 2015

Curso superior, aprendizado contínuo?

Ter cursado graduação numa universidade não estimula as pessoas a manter uma vida intelectual mais ativa do que a da população em geral, mas por outro lado reduz a probabilidade de um adulto se tornar abstêmio, sugerem duas pesquisas realizada pelo Instituto Gallup nos Estados Unidos. Mais detalhes sobre os levantamentos, além de outras notas sobre ciência e educação superior, você encontra no Telescópio do Jornal da Unicamp.

Picaretagem quântica: qual o dano?

Imagem
Faz uns dois anos que saiu Pura Picaretagem, livro em que eu e o físico carioca Daniel Bezerra dissecamos as falácias pseudocientíficas que tentam aderir ao campo perfeitamente legítimo da física quântica, mais ou menos como cracas grudam nos casos dos navios. A obra gerou, vem gerando, um feedback dos leitores que, se não é caudaloso, é constante: gente que ou escreve na página do livro no Facebook, manda e-mail ou inbox.

Uma coisa que tenho notado, no entanto, é uma mudança no tipo do feedback: no início, ele vinha quase sempre de gente comum ou professores, na maioria dos casos comentando o livro em si ou pedindo algum esclarecimento sobre nossas fontes bibliográficas. Em tempos recentes, começaram a predominar os contatos que buscam chamar minha atenção para algum evento deprimente ou para o uso do nome quântico em vão. Na última semana, no entanto, chegou algo totalmente novo: um pedido de socorro.

Um contato me procurou, via rede social, para pedir auxílio: uma pessoa ligada a …