Novidades literárias!


Novembro foi um mês de algumas novidades na minha carreira literária um tanto quanto intermitente. No último dia do mês, fui informado de que minha antologia de contos Mistérios do Mal está indicada ao Prêmio Argos, o principal -- para não dizer único -- prêmio brasileiro de literatura fantástica (ficção científica, fantasia, terror). Já recebi dois Argos de melhor conto no passado, mas esta é a primeira vez que tenho um livro inteiro indicado, na categoria antologia.

Mistérios do Mal reúne parte significativa do que escrevi no gênero de terror/horror entre 1990 e 2001, e é recompensador ver que as histórias, ao que parece, não envelheceram tão mal assim. A cerimônia de entrega do Argos acontece em meados de dezembro, no Rio de Janeiro; se eu ganhar, aviso aqui.

No front internacional, a pequena editora americana Dark Moon Books divulgou a lista de autores de sua antologia A World of Horror, que como o título sugere reúne contos de horror de várias partes do mundo -- da Austrália a Uganda, creio que todos os continentes estão representados, exceto a Antártida! E o representante sul-americano é de minha autoria, The White Monkey, uma história sobre a realidade brasileira inspirada nos contos de assombração de M.R. James (e mais não digo. O livro deve sair em maio).

Também em novembro, assinei contrato para a publicação de mais um conto meu na revista canadense Mystery Weekly, que a despeito do nome é mensal ("weekly" refere-se aos contos que são publicados online no site). Não sei quando o conto deve sair, mas assim que for publicado, aviso aqui.

Esse periódico já havia usado uma história minha em sua edição de abril. Assim como o novo conto, trata de um crime impossível ocorrido num ambiente a acadêmico (para vocês verem que esse negócio de jornalismo científico contamina tudo).

É curioso refletir sobre essas coisas, agora: na maior parte do tempo, tendo a me considerar um ficcionista praticamente inativo, mas a despeito disso as coisas continuam acontecendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

Cuba cura câncer?

Fenda dupla, consciência, mente, matéria... que papo é esse?