A mensagem final de Deus para sua Criação

Leitores de Douglas Adams (que faria 62 anos hoje) talvez se lembrem de que, em Até Mais, Valeu o Peixe, ao final de uma longa jornada pelos recônditos do cosmo, seus protagonistas encontram a Mensagem Final de Deus para Sua Criação. Não vou dar spoiler aqui -- quem quiser saber qual a mensagem sem ler o livro só precisa de um pouco de paciência com o Google -- mas uma imagem de 2000, feita pelo Telescópio Espacial Hubble, parece ter matado a charada.

A foto é definida pela Nasa como "detalhe de uma estrutura complexa no interior da Nebulosa de Carina". A foto inteira é esta aqui, bela e majestosa como quase tudo o que o Hubble faz:


Mas o detalhe relevante para o título da postagem encontra-se no canto superior esquerdo, devidamente embalado numa auréola beatífica:


O fato de a foto ter sido divulgada no ano 2000 só faz aumentar a convicção de que ela tem um significado especial. Como o monolito alienígena do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, a mensagem foi deixada lá para que a descobríssemos quando nossa tecnologia fosse capaz -- e, ao contrário dos astutos protagonistas de Arthur C. Clarke, passamos batidos por ela.

Não duvido nada de que as últimas guerras, enchentes, furacões, o sertanejo universitário, a renúncia do papa e o Marcos Feliciano só aconteceram para chamar nossa atenção para o fato que insistimos em ignorar.


Comentários

  1. Um cavalo marinho.

    []s,

    Roberto Takata

    ResponderExcluir
  2. Esse deus é um desaforado.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, será que a mãe de deus não ensinou a ele boas maneiras?

    ResponderExcluir
  4. Isso é o de menos, pior é quando dizem que o povo etiope sofre todas aquelas desgraças porque os africanos foram amaldiçoados por Noé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou quando dizem que os africanos têm livre arbítrio.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!