Violência e Morte em Marte

Entre os anos de 1996 e 2013, produzi muito jornalismo sobre Marte. Muito. Da missão Sojourner, o primeiro jipe-robô a passear pelo planeta vermelho, aos "gêmeos" Spirit e Opportunity, o satélite Mars Reconnaissance Orbiter, a Phoenix (primeira sonda a encontrar água na superfície de Marte, com cientistas brasileiros na jogada, e sobre a qual escrevi uma reportagem um tanto quanto poética) ao atual robô Curiosity, passando pelos tristes fracassos da missão europeia Beagle, da americana Mars Polar Lander e de praticamente tudo o que a Rússia tentou em termos de exploração marciana, li e escrevi vários milhares de palavras a respeito, além de participar, por telefone ou e-mail, de entrevistas coletivas da Nasa e de falar com pesquisadores envolvidos.

Tudo isso, claro, algum dia ia acabar virando ficção, e embora minha "grande" história sobre Marte ainda esteja para ser escrita, o conto Lamento de Suas Mulheres, agora, encontra-se disponível para Kindle. Se bem me lembro, a história apareceu online em algum momento no início deste século, mas nunca cheguei a usá-la em nenhuma das antologias de que participei, nem a incluí-la em meus livros solo.

Você pode me chamar de oportunista por fazer essa publicação bem agora que o filme Perdido em Marte se prepara para estourar nas bilheterias, e eu provavelmente teria de escutar calado. Em minha defesa, no entanto, acrescento que histórias de engenhosidade humana versus ambientes hostis de outros mundos têm uma tradição forte na ficção científica, e se você curte esse tipo de coisa e lê em inglês, por favor corra atrás destes contos de Geoffrey Landis, já!

Assim como meu conto Diamante Truncado, Lamento é uma "produção independente" para a plataforma Kindle Direct Publishing, ou "KDP", para os íntimos. As capas ficaram parecidas -- numa foto do corpo do Sistema Solar onde a narrativa se passa, com o título sobreposto -- e estou imaginando se não seria divertido começar uma série exclusiva para KDP com um conto passado em cada astro do Sistema Solar que a Nasa já tenha fotografado de perto, incluindo luas, cometas e asteroides. Quem sabe? Cartas para a redação!

Como já disse antes, essas experiências com o KDP não significam uma rejeição aos canais de publicação tradicionais, e nem uma postura de confronto com o mundo editorial. A parte principal do meu catálogo de ficcionista continua na Editora Draco, e estou bem contente com isso.

Que mais posso dizer sobre Lamento? Muito pouco, acho, sem dar spoiler. Só acrescento que a epígrafe de Genghis Khan que abre o conto, e que a maioria das pessoas deve associar à versão abreviada que aparece no filme Conan, o Bárbaro, vem da biografia do conquistador mongol escrita pelo autor de fantasia histórica Harold Lamb, um cara que todo mundo devia conhecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Fosfo da USP" volta a dar chabu em testes oficiais

A maldição de Noé, a África e os negros

Primeiros testes: "fosfo da USP" não funciona e não é "fosfo"