Livro interativo!



Tanta coisa acontecendo na vida do jornalista de meia-idade que a gente esquece de anunciar as boas notícias. Então, com algum atraso, aí vai: já está disponível, para Apple e Android, O Mistério do Sr. Gratus, um conto interativo de ficção científica de mina autoria e magistralmente ilustrado, animado e sonorizado pela StoryMax.

O objetivo desse livro virtual é divertir crianças e jovens -- eu chutaria aí de uns 9 aos 13 anos -- , ao mesmo tempo, passar alguns conceitos sobre ecologia, evolução e saúde. A revisão técnica do trabalho foi feita pela pesquisadora Natalia Pasternak Taschner, da USP, que dirige no Brasil o festival Pint of Science.

Este trabalho multimídia acaba sendo meu primeiro conto original publicado em português nos últimos anos, e minha segunda incursão no universo infanto-juvenil, depois do romance space-opera Nômade, que saiu lá em 2010.

Escrever "juvenis" sempre me assusta um pouco. Uma coisa que me esforço conscientemente em fazer é evitar ao máximo situações de violência (o que deve surpreender quem conhece minha ficção para a adultos).

Pode ser bobagem minha, mas acho que uma coisa é fantasiar com resoluções na porrada quando já se é maduro o suficiente para saber que elas, na prática, não funcionam; outra é encontrá-las ainda jovem e ficar coma impressão de que podem funcionar.

"Gratus" tem duas protagonistas femininas, a menina Amanda e sua gata Magdalena. A história tem diversas opções de fio de enredo, e desfechos diversos. Essa também é minha segunda experiência com narração interativa -- a primeira foi uma aventura-solo inspirada em Call of Cthulhu que saiu numa revista de RPG (nunca me lembro se Dragão Brasil ou Só Aventuras), lá do outro lado do milênio.

Então, é isso aí. "Gratus" está na área. Se você (ou seu filho, neto, sobrinho, ou filha, neta, sobrinha) quiser desvendar seu mistério, o app é grátis!

Comentários

  1. Grande Carlos Orsi,

    Assim que vi seu post, baixei o aplicativo e dei para minha filha, que, em dois dias, devorou a leitura! Muito bacana mesmo, e divertido.

    O interessante é que ele dá uma série de caminhos possíveis para chegar ao desfecho, e agora ela quer continuar lendo, até esgotar as alternativas. E no fim de semana vamos tratar os conceitos científicos apresentados (evolução, ecologia, espécies invasoras, etc.)

    Parabéns pelo trabalho. Espero que haja outras publicações nessa linha. É fantástica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!