Casamento gay e a ameaça ao futuro da humanidade

O papa Bento XVI decidiu declarar que a união homossexual representa uma ameaça ao futuro da humanidade. Ele não estava, aparentemente, se referindo ao fato de que uniões entre pessoas do mesmo sexo são, em princípio, estéreis (ao menos por enquanto; mas a tecnologia não para de nos surpreender, e ao menos para as lésbicas já há alguma esperança), mas a uma eventual malaise social. Como escreve a Reuters:

Segundo Bento 16, a educação das crianças precisa de "ambientes" adequados, e "o lugar de honra cabe à família, baseada no casamento de um homem com uma mulher"
O sentido geral parece ser, portanto, o de que um par homossexual seria, de algum modo e em essência, deficiente na tarefa de criar uma criança. Pondo de lado minha forte suspeita de que esse ideal de família, com papai e mamãe cooperando ativamente para educar os pimpolhos, cada um dos genitores bem encaixado em seu papel bem-definido, provavelmente foi mais exceção que regra ao longo da história da humanidade, o fato é de que a pesquisa científica disponível simplesmente desmente Sua Santidade. 

Trabalho publicado no periódico Developmental Psychology em 1995 já sugeria que, se há alguma diferença na forma como são criadas crianças por casais tradicionais ou por casais de lésbicas, as crianças com duas mães levam vantagem

Além disso, uma metanálise publicada em 2010, avaliando vários estudos sobre o impacto do tipo de família -- casal heterossexual, pai solteiro, mãe solteira, casal gay masculino, casal gay feminino -- na criação dos filhos conclui que crianças criadas por duas mães tendem a receber mais amor, atenção e carinho, mas que "o sexo dos pais (...) tem uma significância mínima na saúde psicológica ou no sucesso social" dos filhos.

Claro, o papa representa uma organização cujos membros são obrigados a acreditar que um biscoito se transforma em carne humana ao mesmo tempo em que continua a ser um biscoito, e que insiste que preservativos são inúteis no combate às doenças sexualmente transmissíveis. Talvez não devamos, portanto, esperar que ele leve a ciência sério. Exceto, claro, quando lhe interessa: hoje, a maioria das igrejas tem para-raio, afinal.

De qualquer modo, pode ser interessante dar uma olhada numa breve lista de "ameaças" anteriormente detectadas pelos sempre atentos ocupantes do Trono de Pedro:

Heliocentrismo
O papa Paulo V acatou, em 1616, as conclusões de uma comissão de cardeais segundo a qual a ideia de que a Terra gira em torno do Sol é "contrária à fé católica".

Liberdade religiosa
Em seu sempre divertido (anda que infame) Syllabus, o papa Pio IX condena a ideia de que "todo homem é livre para abraçar e professar a religião que considerar verdadeira".

Contracepção
Em sua encíclica Humanae Vitae, de 1968, o papa Paulo VI declara que todas as formas artificiais de contracepção -- pílula, camisinha, etc. -- são "intrinsecamente más", isto é, sempre erradas, a despeito de qualquer intenção ou circunstância. Para comparar: a escravidão só foi declarada "intrinsecamente má" por um papa, João Paulo II, na década de 90.

A verdadeira ameaça ao futuro da humanidade parece, mesmo, ser prestar atenção no que esses caras dizem. Mas é difícil evitar: não só há um lobby forte na mídia, como Bento XVI vem aí em 2013. Minha (talvez vã) esperança é de que não venham querer rachar a continha da visita não-solicitada com a gente.

Comentários

  1. Olá Carlos, entendo o seu ponto. Mas é importante notar que o Papa não fez essa declaração sobre o casamento gay. A matéria da Reuters está simplesmente errada, mas uma mentira repetida virou verdade.

    Dá uma olhada no discurso, ele reitera o que a igreja sempre disse sobre família, fala de ameaças em geral e em seguida menciona questões como células tronco embrionárias, seleção pré-natal em função do sexo e medidas que incentivam o aborto. Nada de casamento gay.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diego!

    Achei a íntegra do discurso do papa citado pela reuters no site do Vaticano (http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/speeches/2012/january/documents/hf_ben-xvi_spe_20120109_diplomatic-corps_en.html) e uma versão em português no da Canção Nova (http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=284841).

    Embora, de fato, ele não mencione casamento gay (ou união homossexual, ou qualquer expressão equivalente) acho difícil negar que este trecho:

    "Dentre estes, conta-se em primeiro lugar a família, fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher; não se trata duma simples convenção social, mas antes da célula fundamental de toda a sociedade. Por conseguinte, as políticas que atentam contra a família ameaçam a dignidade humana e o próprio futuro da humanidade. O quadro familiar é fundamental no percurso educativo e para o próprio desenvolvimento dos indivíduos e dos Estados; consequentemente, são necessárias políticas que o valorizem e colaborem para a sua coesão social e diálogo."

    Seja um ataque, ainda que oblíquo em termos puramente semânticos, à união gay. Variações da fórmula "família, fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher" vem sendo usadas repetidamente, em diversos países, em propostas legislativas que têm como um modo de vetar preventivamente a formação de famílias encabeçadas por pares homossexuais.

    ResponderExcluir
  3. "família, fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher" a expressão que um partido político brasileiro usou em seu horário gratuito na tv brasileira algumas semana atrás

    ResponderExcluir
  4. Belo texto. Parabéns.
    http://coisascato.wordpress.com/2012/01/11/papop/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da foto da postagem... (a das mulheres, não a do papa Paulo VI).

    ResponderExcluir
  6. O Papa fez sim uma defesa da chamada "família tradicional", como deve fazer dia sim, dia não em seus discursos, não é novidade. Mas definitivamente não disse que os gays são uma ameaça à humanidade, como reportagem pintou. Há uma interpretação bem forçada e todo mundo entrou nessa sem questionar.

    Se formos interpretar à vontade, poderiamos dizer 'papa diz que divórcio é uma ameaça à humanidade' ou 'papa diz que bigamia é uma ameaça à humanidade' ou 'papa diz que infidelidade no casamento é uma ameaça à humanidade'. Tudo isso atenta contra o casamento entre um homem e uma mulher.

    Se vc lê o discurso procurando qualquer uma dessas coisas no que acha que entendeu, vai encontrar. É melhor ler o que foi dito de fato, pois a declaração colocada pela Reuters não existiu.

    ResponderExcluir
  7. “Para além de um objectivo claro, como é o de levar os jovens a um pleno conhecimento da realidade e, consequentemente, da verdade, a educação tem necessidade de lugares. Dentre estes, conta-se em primeiro lugar a família, fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher; não se trata duma simples convenção social, mas antes da célula fundamental de toda a sociedade. Por conseguinte, as políticas que atentam contra a família ameaçam a dignidade humana e o próprio futuro da humanidade.”
    Foram as palavras do papa, em tradução extraída na Canção Nova.
    No mesmo texto não consegui notar qualquer alusão à importância do casal permanecer unido.
    Se não era contra os gays, vai ver que ele estava falando de casamento entre humanos e outros animais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!