50.000 acessos em 24 horas

A postagem de segunda-feira, que usa um artigo publicado na Veja para ilustrar um ponto de (falta de) lógica na construção de texto opinativo, obteve, até o início da noite desta terça, mais de 50.000 acessos, muitos vindos de links publicados no KibeLoco, na revista Galileu e, também, das redes sociais -- principalmente Facebook e Twitter. Dada que a média mensal de acessos ao blog girava, até o início desta semana, em 10.000, o salto está longe de ser trivial.

Não tenho, claro, ilusões quanto à sustentabilidade desse pico de popularidade. Semana que vem, provavelmente, estarei de volta aos 300/500 leitores diários -- ou menos, por causa do feriado. Só espero que parte da multidão súbita e fugidia que anda passando por aqui tenha se sentido estimulada a comprar alguma das obras anunciadas na seção "livros que escrevi". Se 0,1% dos visitantes tiver feito isso, terei vendido 50 exemplares, o que, para mim, é um colosso.

Numa toada menos mercenária, é impressionante ter tantos comentários para liberar -- e liberei a esmagadora maioria, incluindo alguns em tom meio ofensivo. Quando o assunto é liberdade de expressão, prefiro errar pelo excesso. E se o barato de alguém é fazer papel de idiota em público, por que ser cruel e negar essa oportunidade de realização pessoal?

Ainda assim, administrar sozinho uma lista de cerca de 200 comentários é um trabalho duro. Não é à toa que os grandes blogueiros profissionais têm lá seus estagiários para cuidar disso. De qualquer modo, espero um breve retorno à vaca fria. Estou com saudade de escrever sobre matemática ou exploração espacial, só para variar...

Comentários

  1. "Vaca fria e cabra quente. Quente e úmida." Guzzo.

    []s,

    Roberto Takata

    ResponderExcluir
  2. 50.000 é realmente um número incrível. Eu fui um dos que compartilhou seu post em todas mídias possíveis, foi muito merecido.

    ResponderExcluir
  3. O proximo desafio eh fazer um post sobre exploracao espacial atingir 50000 acessos. :)

    ResponderExcluir
  4. Carlos, conheci o teu blog através de um compartilhamento dessa postagem sobre a Veja no facebook. Depois fui passando pras outras postagem e curtindo tudo. Parabéns mesmo, teu texto é ótimo e cheio de ideias! Já tá no meu reader. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Entra nas estatísticas o pessoal que te acompanha pelo RSS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta... confesso minha total ignorância. Mas creio que o RSS é contado a parte -- "acessos" deve referir-se apenas a quem entra na página do blogspot.

      Excluir
  6. Conheci seu blog pelo Kibeloco, gostei tanto que agora virei leitor e já adicionei-o aos favoritos.

    ResponderExcluir
  7. Cheguei ao blog pelo post sobre o Guzzo, não só estou com Nômade no carrinho de compras em um site (que infelizmente demorarei a ler, já que a minha fila de leitura está bem grande), mas também estou considerando presenter um familiar com o Livro dos Milagres. Curti bastante o seu estilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, obrigado! Espero que curta o trabalho impresso, também!

      Excluir
    2. Darei o feedback após a leitura. :)

      Excluir
  8. eu já comprei 'o livro dos milagres'. estou só esperando chegar. virei fã do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!