Meu UFO dominical!

Logo depois do almoço deste domingo, minha mulher me chamou à janela da cozinha de nosso apartamento -- moramos no nono andar -- para me mostrar um objeto não identificado no céu. Fiz uma série de fotos com o celular e, em uma delas, a coisa quase parece um urubu visto ao longe:


Mas uma versão com zoom mostra que se trata de um objeto artificial, e de linhas curiosamente aerodinâmicas:


Um outro quadro, mais afastado, revela uma curiosa semelhança com o design dos aviões "stealth" da Força Aérea dos EUA:




Será que os gringos estavam sobrevoando Jundiaí (SP) em busca de terroristas na virada cultural? A orientação vertical do nariz da nave indica, no entanto, uma atitude mais coerente com a intenção de deixar  a atmosfera! Seria um veículo de outro planeta?

Nada disso. Não passava de um engenhoso balão solar -- um saco de plástico preto cheio de ar aquecido pela luz do sol --, como, imagino, a próxima foto deixará mais do que claro:


A sequência toda só vem reforçar a lição do astrônomo Neil DeGrasse Tyson sobre o apelo à ignorância: se uma coisa é não-idenficada, então você não sabe o que ela é, e especulações sem base em evidências são ociosas. E a partir do momento em que é identificada... Bem, no caso, aqui, temos um simples balão solar. Mas fico imaginando o que algumas pessoas não teriam inventado com base só nas três primeiras fotos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Fosfo da USP" volta a dar chabu em testes oficiais

Baleia ou barriga?

O financiamento público da pseudociência