Trilogia: pensadores brasileiros e a crise política
Nas últimas semanas, o Jornal da Unicamp publicou uma série de entrevistas com intelectuais brasileiros sobre a crise do governo Dilma, o processo de impeachment e seus prováveis e possíveis desdobramentos. Participei ativamente de parte desse processo, então gostaria de deixar aqui os links para o material produzido:
Para Laymert, país já vive Estado de Exceção
Para Romano, acomodação da esquerda está na gênese da crise
Dez visões sobre o impasse político
Para Laymert, país já vive Estado de Exceção
Para Romano, acomodação da esquerda está na gênese da crise
Como se deduz dos títulos, as duas primeiras são entrevistas individuais mais extensas, com os professores Laymert Garcia e Roberto Romano, respectivamente, e a última, uma série de questões rápidas feitas a dez intelectuais, entre eles José Arthur Giannotti, Leandro Karnal, Cícero Romão de Araújo e Walquíria Leão Rego.
Não há unanimidade, entre os ouvidos, quanto à avaliação do processo que levou ao afastamento de Dilma Rousseff (golpe de Estado, normalidade constitucional, remédio para um vácuo de poder e "golpe baixo, não de Estado" foram algumas das definições dadas), mas todos se mostraram preocupados com o futuro, num contraste com a visão otimista que a mídia mais "mainstream" parece estar tentando passar.
É bem provável que qualquer leitor que se dê ao trabalho de percorrer o material acabe encontrando seu próprio ponto-de-vista ali, assim como o das pessoas de quem discorda -- só que, em qualquer caso, articulado de um modo mais eloquente e racional do que se anda vendo nas redes sociais. Só por isso, vale o exercício.
Comentários
Postar um comentário