"Cura Gay" é o "Design Inteligente" da saúde mental



"Design Inteligente" (DI) é um movimento de marketing político-religioso, disfarçado de ciência, que tenta contrabandear o criacionismo -- a ideia de que a vida na Terra é, demonstravelmente, o produto da ação deliberada de um ser mitológico adorado por tribos semitas da Era do Bronze -- para as salas de aula. Intelectualmente, trata-se de uma realização da falácia de petitio principii, ou presumir a conclusão: já que a Bíblia está certa, a ciência tem de demonstrar isso, e a evolução não pode ser verdade.

Sua expansão no Brasil coincidiu com a conquista de força política e penetração popular por denominações cristãs de forte inspiração norte-americana. Os Estados Unidos são o berço do design inteligente, que é promovido, principalmente, pelo think-tank cristão Discovery Institute.

A chamada "Terapia de Reorientação Sexual", ou "cura gay", não é lá muito diferente disso. Ela também tem seu think-tank gringo, sua aceitação também depende muito mais de convicção religiosa do que de respeito pelos dados científicos e seus defensores também se agarram ao petitio principii bíblico: já que a homossexualidade é condenada na escritura (embora, como de costume quando se trata de um texto tão confuso, contraditório e repleto de edições e elipses, haja espaço para divergências) ela tem de ser um pecado ou uma doença. Se os fatos dizem o contrário, busquemos "fatos alternativos".

Assim como o design inteligente, as terapias de reorientação sexual partem de premissas teóricas falsas, e tentam se vender por meio de um falso apelo à tolerância -- se, no caso do criacionismo, a palavra de ordem é "ensinar a controvérsia", no da terapia é "deixe o cliente tentar".

O apelo é falso porque, no caso do design dito "inteligente", não há controvérsia a ser ensinada: a posição heterodoxa só existe na cabeça dos convertidos, não no debate científico. Quanto à terapia, esquece-se de que "deixar o cliente tentar" pressupõe deixar alguém oferecer uma alternativa sem validade científica: mudando o contexto terapêutico, "deixar alguém tentar" tomar fosfoetanolamina para curar o câncer é, no geral, um eufemismo para autorizar outro alguém a anunciar, irresponsavelmente, que fosfoetanolamina cura o câncer -- e a vendê-la, sabe-se lá a que preços, sob esse pretexto a gente desesperada.

A insistência de que a terapia de reorientação sexual é uma falsa promessa pode soar arrogante para muita gente, mas é a conclusão mais cogente que se pode tirar da massa de estudos disponível. Mas pode valer a pena analisar os pressupostos por trás dessas terapias.

A maioria delas assume que a homossexualidade é causada por algum tipo de trauma de infância, seja um trauma violento -- como abuso sexual --, ou algo mais difuso, como uma busca desesperada pelo amor e atenção do genitor do mesmo sexo.

O problema é que essas "teorias" da homossexualidade como uma espécie de estresse pós-traumático freudiano (vamos deixar de lado aqui a ironia de argumentos freudianos aparecerem na defesa de uma posição religiosa conservadora) não têm lá muita tração. A maior parte da pesquisa contemporânea  séria a respeito do assunto debruça-se sobre efeitos intrauterinos (aqui e aqui, por exemplo) e/ou interações complexas entre genes e ambiente.

Voltando à comparação com o design inteligente, a situação das teorias da homossexualidade que sustentam as terapias de reorientação sexual não deixa de ter alguma simetria com a da proposta da "complexidade irredutível", a base teórica desse movimento  criacionista, argumento também já descartado pelos cientistas competentes na matéria.

O ponto mais importante a tirar desse paralelo, no entanto, é o de que ele sugere que, assim como o DI, a ideia da "curabilidade" da orientação sexual também pode ter por trás de si uma máquina de propaganda bem financiada, uma militância ideologicamente motivada e um lobby astuto. No Brasil, o DI já capturou para si o nome de uma universidade de prestígio. Departamentos de psicologia de universidades em geral, e confessionais em particular, fariam bem em se preparar para o ataque iminente.

Comentários

  1. Mas Carlos... Tenho visto e ouvido um monte de besteiras sobre o assunto... Aí fico me perguntando se é direito do cidadão manter sua orientação sexual e defende-la a todo custo... Contra tudo e contra todos... E se sempre esse mesmo cidadão busca científicamente a afirmação de sua sexualidade e a aceitação social.. Não seria de mesmo cunho e educado respeitar a vontade de quem acredita poder ser curado? Independentemente de ser um essa crença de cunho religioso ou científico? Pq na carta dos direitos humanos fala que o homem é livre pra escolher no que acreditar... E não no que tentam escolher... Não to aqui defendo religião... Mas sim o direito de escolha de todo homem... Que nasce livre segundo a nossa Carta Magna.. Portanto pode escolher se acredita na cura ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, o que não existe é o direito de enganar alguém vendendo o que não existe. Você pode acreditar que existe um asteroide habitável em órbita de Vênus, com uma praia paradisíaca e coqueiros, mas se alguém lhe pedir dinheiro pra entregar o asteroide essa pessoa está cometendo fraude.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!