A gonorreia tem um pedacinho de você

Cientistas já sabiam que bactérias são capazes de trocar fragmentos de material genético entre si -- esse é um dos mecanismos que faz com que a resistência antibióticos se espalhe tão depressa. Agora, uma equipe de pesquisadores de Chicago, nos EUA, diz ter provas de que pelo menos uma espécie de bactéria é capaz de de assimilar DNA humano. E não se trata de uma bactéria qualquer: é a Neisseria gonorrhoeae, a causadora da popular DST gonorreia.

Os detalhes da descoberta serão publicados na revista online mBio, da Sociedade de Microbiologia dos Estados Unidos. Ainda não se sabe exatamente que vantagem a bactéria leva nesse negócio, mas os autores da descoberta supõem que isso permite que o micróbio crie novas versões de si mesmo. 

A sequência de genoma humano foi encontrada em 11% das culturas de bactéria de gonorreia estudadas. Cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo contraem a doença a cada ano. A gonorreia é tratada com antibióticos -- embora venha mostrando resistência crescente a eles. 

Embora as implicações práticas -- do ponto de vista farmacológico e de saúde pública -- da descoberta ainda sejam incertas, o dado em si é mais um lembrete do profundo parentesco que une todas as formas de vida da Terra. A mim me lembra o episódio de Cosmos em que Carl Sagan explica que o material genético de uma árvore e o de um ser humano seguem as mesmas regras, são decodificados pelo mesmo "dicionário" e são feitos do mesmo material.

(Com o recente aniversário de Darwin, essa é uma constatação oportuna.)

Também me faz pensar na Biblioteca Genômica de Babel de Daniel C. Dennett, que conteria infinitos volumes impressos com todas as transposições possíveis de A, T, G e C, as letras do código genético. A ideia de que é possível transpor páginas de um livro para o miolo de outro sem alterá-lo em essência (a bactéria de gonorreia com uma pitada de DNA humano continua a ser uma bactéria de gonorreia, afinal) é de tirar o fôlego.

Comentários

  1. Olá, Orsi. Seu post fez surgir uma indagação: Porque não existe uma vacina para a gonorréia ? Será que existem dificuldades técnicas ou fatores econômicos ou sócio-culturais ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!