WTF é Corpus Christi?



Esta quinta-feira é feriado de Corpus Christi (ou "Porcos Tristes", para quem acompanha o futebol paulista), mas aposto que poucas pessoas sabem exatamente do que esse negócio se trata. Não é preciso ser um gênio para sacar que o nome em latim, Corpus Christi, significa "corpo de Cristo", mas e daí?

Bom, se você teve sua infância marcada pela experiência -- provavelmente não traumática, mas certamente tediosa -- de passar pela suíte católica catecismo-primeira comunhão, há-de lembrar-se de que "corpo de Cristo" é o que o padre (ou diácono, ou ministro) diz antes de oferecer a hóstia.

Então: "Corpus Christi" é uma festa católica criada para celebrar a instituição do sacramento da eucaristia -- o consumo do corpo e do sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho -- . pelo próprio Jesus, durante a Última Ceia.

(A historicidade dos eventos relativos à Última Ceia é questionável, para dizer o mínimo. A primeira menção à instituição da eucaristia aparece numa carta de Paulo, escrita de 20 a 30 anos após a morte de Jesus; e a formulação usada por Paulo, que termina com o famoso "fazei isto em memória de mim", só reaparece uma vez nos evangelhos, em Lucas.)

File:Simon ushakov last supper 1685.jpg

Segundo a Catholic Encyclopedia, devemos a existência de uma festa do "corpo de Cristo" separada da Semana Santa (que, afinal, inclui o período da Última Ceia) a uma freira belga do período medieval, Juliana de Liège, que depois de uma série de sonhos e visões dedicou-se a importunar diversas figuras importantes da Igreja a que tinha acesso, incluindo, por fim, um tal de Jacques Pantaléon, que vira a ser o papa Urbano IV. Pantaléon acabou instituindo a festa em 1264.

O papa Urbano IV também tentou lançar uma cruzada para restaurar o poder de Roma em Constantinopla, em 1261, mas não conseguiu.

A ligação de Corpus Christi com a Semana Santa não se perdeu de vez, no entanto: a festa do "corpo de Cristo" é móvel, e depende crucialmente da data do domingo de Páscoa. Corpus Christi cai na quinta-feira seguinte ao domingo da Trindade, que por sua vez é o domingo seguinte ao Pentecostes, que por sua vez é o décimo domingo depois da Páscoa. Entendeu?

Ah, sim: falando em eucaristia, eu não poderia deixar de mencionar o dogma católico da transubstanciação, segundo o qual a hóstia é o corpo de Cristo -- não um símbolo, um substituto, uma representação, mas um fragmento real da carne de um homem morto há 2.000 anos. Isso, claro, a despeito do fato de que não existe nenhum teste no Universo capaz de distinguir uma hóstia de um biscoito.

A explicação apologética é de que, embora a hóstia preserve a aparência de um biscoito, ela se transforma, em essência, em carne humana. Isso é mais ou menos como dizer que esta postagem parece tratar do feriado de Corpus Christi e estar escrita em português, mas que, na verdade, você está lendo um texto sobre mecânica quântica redigido em sânscrito. Ou que uma bicicleta velha é, no fundo, um BMW novo com ar-condicionado.

O que me traz à questão: teólogos compram carros usados?

Comentários

  1. Bicho, eu me perdi na parte em que o feriado que celebra a Eucaristia acontece 50 dias depois da Páscoa, que celebra a Última Ceia...

    -Daniel Bezerra

    ResponderExcluir
  2. O título correto não seria "WTF é Corpus Christi?" ao invés de "WFT é Corpus Christi?" ?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Daniel! Não parece haver uma lógica sobre a definição da data... Apenas um motivo para separar a festa da eucaristia da festa da semana santa: (1) a freira belga amolou muita gente e (2) a agenda da semana santa é muito lotada!

    ResponderExcluir
  4. Orsi, quanto ao seu penúltimo parágrafo, você sabia que, quando não é lido, esse post está escrito em espanhol?

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carlos!
    Não deixe de ler a biografia de Padre Cicero escrita por Lira Neto. Ele narra em detalhes como uma alegada transubstanciação de hóstias em sangue por uma beata originou o culto em Juazeiro.
    Abraços,
    Edmundo

    ResponderExcluir
  6. Carlos, eu esperava qualquer coisa de você, menos um comentário corintiano desses. Desilusão.

    ResponderExcluir
  7. MUITO para além disso tudo, para compreenderem realmente a maior 'mentira' alguma vez já contada, vejam este documentário e entendam o que realmente é a Religião:

    http://www.youtube.com/watch?v=BNf-P_5u_Hw

    Estou a gostar do blog ;) Continua.

    ResponderExcluir
  8. Já agora, deixo o ultimo filme completo de Zeitgeist lançado este ano,o filme que o mundo inteiro deveria assistir:

    http://www.youtube.com/watch?v=4Z9WVZddH9w

    Tem legendas 'cc'

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!