Brasil entra na campanha 10²³: homeopatia é feita de nada

Você talvez já tenha notado que anualmente, em alguns países do mundo, grupos de pessoas se dirigem a locais públicos e se submetem voluntariamente a "overdoses" de homeopatia -- emborcando de uma vez o conteúdo de frascos inteiros de medicamentos homeopáticos.

Pois bem: neste ano, quem quiser brincar no Brasil também vai poder. O website brasileiro do movimento 10²³: Homeopatia é Feita de Nada entrou oficialmente no ar neste domingo, e a manifestação está marcada para o fim de semana de 5 e 6 de fevereiro. A "overdose" coletiva deve ocorrer às 10h23 da manhã, claro.

O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas de que a esmagadora maioria das fórmulas homeopáticas não passa de puro veículo -- água, álcool ou, no caso das pílulas, lactose -- sem absolutamente nenhuma molécula de princípio ativo.

Esse fato deriva diretamente da "Lei dos Infinitesimais" inventada (os homeopatas preferem "descoberta") pelo criador da homeopatia, Samuel Hahnemann. Segundo esse princípio, quanto mais diluída uma substância, mais potente se torna o preparado. Hahnemann acreditava que soluções extremamente diluídas de substâncias capazes de causar os sintomas de uma determinada doença tinham o poder de combater a doença.

(Se a ideia lhe parece um pouco com a psicologia do feiticeiro vodu, para quem machucar um bonequinho que simboliza o inimigo machuca o inimigo -- com a substância causadora do sintoma no lugar do boneco e a doença, no lugar do inimigo -- não se trata de coincidência: ambos são exemplos de "magia simpática", onde uma semelhança, real ou simbólica, entre duas entidades é vista como sinal de que uma é capaz de afetar a outra. É um tipo de pensamento muito comum, que esta na base de toneladas de superstições.)

Em defesa de Hahnemann, é preciso dizer que quando ele teve sua iluminação, a existência de átomos e moléculas ainda não havia sido comprovada, e a doutrina do vitalismo -- a ideia de que as coisas, principalmente seres vivos, têm essências que podem estar presentes mesmo na ausência de qualquer vestígio material -- ainda era cientificamente respeitável.

Hoje em dia, no entanto, sabemos que as substâncias da natureza são feitas de moléculas, e que a partir de um certo nível de diluição, simplesmente não há como restar nenhuma molécula de material em meio ao volume de solvente. Já o vitalismo virou nota de rodapé nos livros de história da ciência, junto com o geocentrismo e outras ideias que pareciam boas mas acabaram não funcionando.

Se você fez ensino médio (ou colegial ou segundo grau, que é como esse negócio se chamava na minha época), é possível que se lembre de que a concentração de soluções costuma ser medida em moles por litro. Um litro é isso mesmo, um litro, e um mol é uma quantidade de moléculas: 6,022x10²³, para ser exato. (Essa notação representa o número 6.022 seguido de 20 zeros).

É do 10²³ do mol que vem o nome da campanha, por falar nisso.

Diluições homeopáticas costumam ser medidas numa escala denotada pelo numeral romano "C", de 100, onde cada ponto a mais -- 1C, 2C, 3C, etc. -- representa uma redução da concentração anterior a 1%. Assim, por exemplo, 5C tem 1% da concentração de 4C, que por sua vez já era apenas 1% de 3C. Uma diluição bastante comum é 30C.

O problema é que, começando com uma solução 1mol/litro, assim que atingimos uma diluição de 12C, o número de moléculas por litro cai a 0,6 -- menos de uma! -- e continua a cair cada vez mais, nas diluições subsequentes.

É por isso que a campanha diz que "homeopatia é feita de nada" e que a "overdose" é segura (desde que o remédio usado tenha uma diluição superior a 12C e o manifestante não sofra de nenhum problema de saúde que possa ser agravado pela lactose, é claro). Simplesmente, não há nada ali.

A reação de muita gente a esses fatos é dizer, "Ok, homeopatia não deveria funcionar, porque não contém nenhuma molécula ativa, mas o fato é que funciona. Certo?". O objetivo da manifestação é desmistificar isso. Se funcionasse, as overdoses deveriam causar algum efeito. Mas não causam.

O sucesso da homeopatia é um fenômeno cultural, não médico-biológico. O paciente reage à atenção especial dedicada pelo homeopata, ao ritual do tratamento, às expectativas positivas criadas, não à droga.

 Isso é medicina à moda antiga: como escreveu Voltaire no século XVIII -- e Voltaire morreu em 1779, mesmo ano em que Hahnemann inventou a homeopatia --, o papel do médico na época limitava-se a manter o doente confortável enquanto a natureza tratava de curá-lo. Em comparação com outras distrações médicas do período, como sangrias e purgantes à base de metais pesados, como mércúrio, a homeopatia causava surpreendentemente pouco dano.

Com exceção de algumas intervenções cirúrgicas e umas poucas drogas realmente eficazes, essa função primordial da medicina -- distrair o paciente -- só mudou, de fato, a partir da descoberta dos antibióticos, no século passado.

No Brasil, onde os homeopatas também são médicos, a maioria é responsável o suficiente para notar quando o tratamento à moda do século XVIII não é suficiente e a ciência moderna precisa intervir. Outras nações não têm a mesma sorte, e não são raros os relatos vindos da Europa, EUA, Ásia e da Oceania de "morte por homeopatia".

PS

Para quem viu a capa da Veja desta semana, sobre Ofiúco e a astrologia: os leitores deste blog ficaram sabendo uma semana antes. ;-)

Comentários

  1. Uma semana antes?! Pô, eu lembro desse bafafá do Ofiúco em 1995! Via jornal impresso! (é sério!)

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, o bafafá rola pelo menos desde a década de 1970... É que nessa era da internet, as coisas ressurgem com cara de "novidade" meio ciclicamente.

    ResponderExcluir
  3. Esse 10:23 é uma bobagem porque é impossível uma overdose de homeopatia! Se você tomar 100 doses de um "medicamento" 12C será equivalente a tomar um 11C, ou seja você terá menos ação do princípio ativo do remédio (efeito placebo).

    hehehehehehe

    ResponderExcluir
  4. Descordo, Carlos Orsi, com todo o respeito.
    A homeopatia não funciona só por sugestão, tanto qe é reconhecida pela OMS e é cadeira em várias universidades de medicina, inclusive, com médicos homeopatas e milhares de pessoas que se tratam com homeopatia.

    ResponderExcluir
  5. A homeopatia tem um princípio que quanto menos produto vc toma mais forte é o efeito. Portanto é muito perigosa pois se vc esquece de tomar o remédio pode morrer de overdose.

    ResponderExcluir
  6. Ignorancia é coisa triste. Nem só de matéria são feitos os seres vivos, mas tb de energia. A energia, apesar de não poder ser vista, é um fato científico. A física quântica cuida mt bem disso, dessas partículas infinitesimais. Ah, mas me desculpe, o nível desse post aqui é química de ensino médio. Com certeza vc deve saber mais q doutores da USP, q já reconheceram a eficácia da homeopatia.

    Hj, pelo q tenho visto, desconfio mais de jornalista do q de homeopatia. Sabe gente q não sabe de nada, mas palpita sobre tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, Anônimo, algumas formas de energia podem ser vistas (a luz do Sol, por exemplo) e todas podem ser medidas. Se houvesse alguma "energia" especial nos preparados homeopáticos, ela já teria sido detectada.

      De resto, se você quer brigar em defesa da homeopatia, não perca tempo com ignorantes como eu: uma revisão da ciência pertinente feita a pedido do Parlamento Britânico concluiu que a coisa toda não presta (aqui: http://news.discovery.com/human/uk-government-study-homeopathy-worthless.html).

      Mas, claro, os cientistas todos que participaram da investigação são uns ignorantes que só entendem química de ensino médio, não é mesmo?

      Excluir
    2. ótimo, agora se algo não pode ainda ser medido então logo não existe, ehehehhe que bobagem caro Carlos Orsi.
      quantas coisas só receberam comprovação cientificas após serem quantificadas depois de muito serem desprezadas, mas isso não significa que antes elas não existiam.
      a falta de comprovação por quantificação pode significar que ainda não temos instrumentos para medir, acredito que um pouco de fisica quantica te ajudaria muito, claro me refiro com todo o respeito.
      acupuntura tambem não se pode medir sua ação energética, mas com certeza você vai me dizer que existe a comprovação por quadro clinico, pois é meu amigo é isso que é feito com a homeopatia. grande abraço! e se for mesmo fazer alguma overdose de homeopatia te sugiro faze-la em doses homeopaticas hehehhehe

      Excluir
  7. minha mãe cria cavalos, e usa neles homeopatia... porque funciona neles? quando muitos remedios alopaticos falharam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Peterson! Difíucil dizer. Uma possibilidade é que um dos tratamentos alopáticos, feito logo antes do início do homeopático, ter dado certo, mas ter tido seu mérito atribuído ao seguinte. Ou o problema pode ter passado sozinho. Eu falo um pouquinho sobre homeopatia em animais aqui: http://revistagalileu.globo.com/blogs/olhar-cetico/noticia/2014/04/novo-estudo-questiona-eficacia-da-homeopatia1.html

      Excluir
  8. homeopatia e tudo de bom , pq uso e da resultado.

    ResponderExcluir
  9. QUANTO SERA QUE ELE RECEBEU PARA FALAR TANTA BESTEIRA. COM ALOPÁTICOS QUE SO TE FAZ ESCRAVOS DA INDUSTRIA FARMACÊUTICA E PIOR NÃO CURA NADA COM COMIDA CONTAMINADA O RESULTADO É ESSE AI QUE TODOS ESTÃO VENDO CANCER, DIABETES, ALZHEIMER, PARKINSON, ETC; ISSO SIM É SER IGNORANTE, SÓ LAMENTO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!