Formiga zumbi com fungo no cérebro



A imagem acima, retirada desta nota da National Geographic, mostra um exemplar do fungo Ophiocordyceps camponoti-balzani brotando do cérebro de uma formiga brasileira. O fungo é capaz de dominar a "mente" da formiga, forçando-a a se dirigir para um lugar favorável para seu crescimento e reprodução. Uma vez lá, ele a mata.

Existem quatro espécies de fungo que fazem isso -- assumem o controle do inseto, matam-no e se alimentam dele -- e todas são brasileiras.  Eu pessoalmente acho que deveriam se chamar PMDB, PSDB, PT e DEM, mas essa é só a minha opinião.

Que mais posso dizer? Os maçons se referem a Deus como o "Grade arquiteto do Universo". Galileu dizia que Ele era matemático. Darwin fez seu famoso comentário sobre o Capelão do Diabo e a crueldade da natureza. Para mim, se existe um designer universal, Ele deve ser o Grande Roteirista Cósmico de Filmes B.

Comentários

  1. Droga, Carlos Orsi... Ia postar sobre isso em meu blog, mas você sempre chega antes... hahahah

    A propósito, genial a comparação com os partidos políticos!

    ResponderExcluir
  2. Não sabia dos poderes zumbificadores desses fungos... Nesse quesito, tem ainda o caso da vespa que consegue dominar baratas - http://www.youtube.com/watch?v=DHAqNXhgmiU&feature=related - e o do protozoário Toxoplasma gondii em relação aos ratos. Este último me inspirou um conto:

    http://terrorcon.blogspot.com/2008/06/e-ateno-notcia-urgente.html

    ResponderExcluir
  3. Achei esse poster demotivacional. O Blogspot bloqueia a inserção de tags IMG. Portanto se vocês não conseguirem ver, sigam o link.


    see more Very Demotivational

    E aproveitando queria recomendar o Nerdcast 249 cujo tema é Evolução e Seleção Natural. Estou ouvindo neste exato momento e está muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. muito interessante esse fungo. Carlos, vc sabe se o ser humano corre risco de ser "controlado" pelo fungo?

    um abraço,
    André

    ResponderExcluir
  5. Correção do link: http://verydemotivational.memebase.com/2011/03/04/demotivational-posters-zombie-ants/

    ResponderExcluir
  6. Isso me faz lembrar também os príons que causam a encefalopatia espongiforme bovina ou o Mal da Vaca Louca. Mas é difícil de entender. Uma vez que o parasita mata o seu hospedeiro ele vai para o beleléu também. Isso é o que pessoas como Michael Behe e Stephen Meyer chamam de Design Inteligente? Ora, não vejo nada de inteligente nisso!

    ResponderExcluir
  7. Eu sei que isso foi o que aconteceu com o lula e com a dilma...kakakakakaakaaaaaaa

    ResponderExcluir
  8. No caso do fungo da formiga ele pode usar o animal para se alimentar depois.

    Essa noticia me deixou pasmo, o fungo assume todos os sistemas de comportamento do organismo. A Seleção natural é very foda!

    ResponderExcluir
  9. PMDB, PSDB, PT e DEM... cara, na hora que li isso passei mal de rir..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!