Satélite descobre mais de 33.000 asteroides; 130 perto de nós

A Nasa anunciou que a missão NeoWise – uma prorrogação da vida útil do satélite Wise, que fez uma varredura do céu na faixa de radiação infravermelha – descobriu 20 cometas, mais de 33.000 asteroides entre Marte e Júpiter e 134 asteroides próximos da Terra.

A missão Wise original operou entre dezembro de 2009 e outubro de 2010, quando o gás usado para refrigerar as câmeras do satélite terminou de vazar para o espaço. Como a radiação infravermelha é emitida por corpos aquecidos, era necessário manter o satélite o mais frio possível, para evitar que sua própria temperatura interferisse com as imagens obtidas.

Mesmo sem o refrigerante, no entanto, o satélite foi capaz de completer um catálogo de pequenos corpos do sistema solar.

Eu me lembro, na era Mesozoica, quando saiu um RPG chamado Buck Rogers – inspirado no primeiro heroi de ficção científica dos quadrinhos – como corri para comprá-lo (numa Bienal Internacional do Livro, porque internet não tinha ainda, não) e depois fiquei decepcionado ao ver que todas as aventuras se passavam dentro do sistema solar. Ora bolas, pensei em minha ignorância juvenil, por que não outras galáxias?

Bem, os dados do NeoWise são uma boa resposta ao jovem pentelho que deu origem a este velho ranzinza: o sistema solar é absurdamente rico. Dá para brincar com ele até dizer chega, e sem pensar, por um só segundo, em Alpha Centauri.

Abaixo, um retrato dos 20 cometas recém-descobertos:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baleia ou barriga?

O financiamento público da pseudociência

Design Inteligente é propaganda, não ciência